Economia de água propiciada por sistema de descarga sanitária dá Prêmio ECO 2012 à Duratex

por marcel_gugoni — publicado 21/11/2012 15h10, última modificação 21/11/2012 15h10
São Paulo – Com duas opções de acionamento, válvula permite economia de até 60% de água; mecanismo também evita desperdício
hydra_duo_195.jpg

Com uma válvula de descarga sanitária que permite economia de até 60% de água em comparação com os sistemas tradicionais, a Duratex conquistou um dos troféus do Prêmio ECO 2012 na categoria Sustentabilidade em Produtos ou Serviços da modalidade Práticas de Sustentabilidade, entre grandes empresas.

A cerimônia de entrega da premiação será em 11/12, na sede da Amcham-São Paulo.

Premiados: Amcham anuncia empresas vencedoras do Prêmio ECO 2012

O desenvolvimento de produtos inovadores que aliam conceitos de sustentabilidade são os direcionadores da Deca, a área de negócios da Duratex responsável pela fabricação de metais e louças sanitárias.

“Fazer produto que economiza água é fácil. O desafio é oferecer a possibilidade de a pessoa usar a quantidade correta de água para determinado uso”, afirma Raul Penteado, diretor-geral da Divisão Deca.

A válvula Hydra Duo, da Duratex, se diferencia dos concorrentes ao oferecer duas opções de acionamento de descarga: uma para dejetos líquidos, com vazão estimada de três litros, e outra completa, que com o dobro da vazão (6 litros), para resíduos sólidos.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham 

Em média, o uso de descarga para limpeza de líquidos é de cinco vezes diárias contra uma de sólidos. Com atendimento correto das necessidades de vazão, a economia potencial de água chega a 60%.

O mecanismo de acionamento da válvula também evita o desperdício. Uma vez disparado, o dispositivo controla a vazão de água, mesmo que o usuário continue acionando a válvula além do tempo necessário.

As inovações conceituais geraram várias patentes de invenção, de melhoria de processos e desenho industrial. De acordo com a Duratex, o projeto partiu da premissa de se aproveitar o parque de válvulas instalado, permitindo que os proprietários pudessem transformar as válvulas antigas em novas sem necessidade de reformas.

A válvula Hydra Duo teve boa aceitação no mercado e, após cinco anos de seu lançamento, as vendas do produto representam cerca de 7% do volume e 15% do faturamento da linha de válvulas da Duratex. A válvula deve ganhar uma versão mais simples e barata, voltada às classes de menor renda, com previsão de lançamento para dezembro.

A Deca prepara novas versões de produtos ecologicamente corretos. Um deles  já disponível no mercado: uma ducha que consome menos água e busca proporcionar a mesma sensação de conforto que os chuveiros tradicionais.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

“Estamos desenvolvendo uma série de chuveiros com vazão restrita no banho. A satisfação está associada ao volume de água e, enquanto há chuveiros que gastam 20 litros por minuto, o nosso deve gastar seis litros, com grau de conforto bastante bom”, explica o executivo.

O Prêmio ECO

O Prêmio ECO conquistado pela Deca é resultado da adoção das práticas de sustentabilidade, avalia Penteado. “Praticamos sustentabilidade porque acreditamos nisso, e sermos reconhecidos por uma premiação relevante como o ECO é importante, mas também uma consequência dos nossos esforços.”

Lançado pela Amcham em 1982, o Prêmio ECO é pioneiro no reconhecimento de companhias que adotam práticas sustentáveis no Brasil. Desde 1982, o Prêmio ECO já mobilizou 2.117 companhias brasileiras e multinacionais. Elas foram responsáveis pela inscrição de 2.630 projetos.

registrado em: