Em semana decisiva, Amcham participa da COP26 tendo agenda com governos, empresas e sociedade

publicado 11/11/2021 11h51, última modificação 11/11/2021 11h51
Em conversa com o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, a Amcham reforçou seu apoio à aprovação do PL 528, que cria o mercado brasileiro de carbono
A Amcham Brasil, representada pela CEO, Deborah Vieitas, e pelo vice-presidente, Abrão Neto, seguem participando do encontro.jpg

A Amcham Brasil, representada pela CEO, Deborah Vieitas, e pelo vice-presidente, Abrão Neto, seguem participando do encontro

A última semana da COP26 – 26ª Conferência das Partes da ONU sobre as Mudanças Climáticas tem sido marcada pela intensificação das negociações entre os países e movimentada agenda de reuniões entre governos, empresas e sociedade civil.

A Amcham Brasil, representada pela CEO, Deborah Vieitas, e pelo Vice-presidente, Abrão Neto, seguem participando do encontro. Nesta terça-feira (9/11), em Glasgow, na Escócia, a Câmara Americana realizou reuniões com autoridades brasileiras e com entidades e empresas nacionais e internacionais.

Pela manhã, no pavilhão do Brasil na COP, ocorreu evento com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-PR), o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, o 1º vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM) e o presidente da CNI, Robson Andrade. Na ocasião, o ministro Joaquim Leite destacou o contexto de emergência financeira, que demanda mobilização de recursos, sobretudo dos países desenvolvidos, para viabilizar a transição para uma economia verde. Segundo o ministro, a meta anterior de US$ 100 bilhões de financiamento é insuficiente e precisa ser ampliada por meio de volumes ambiciosos, de fácil acesso e execução ágil.

 

APOIO AO MERCADO DE CARBONO

Em conversa com o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Marcelo Ramos, a Amcham reforçou seu apoio à aprovação do PL 528, que cria o mercado brasileiro de carbono. No encontro, nossos representantes expressaram a importância de que a criação do mercado - voluntário e regulado - ocorra com agilidade e sem vinculação a compromissos multilaterais sobre o tema.

No Brazil Climate Action Hub, a Amcham acompanhou o lançamento da “Agenda pelo Desenvolvimento da Amazônia”, organizado pela Uma Concertação pela Amazônia. Entre os participantes, a jovem líder indígena Samela Satere Mawe destacou que os povos indígenas precisam ser chamados a contribuir para a construção de soluções para a preservação do meio ambiente. “Não precisam nos dar voz. Nos já temos voz. O que vocês precisam é começar a ouvir”, declarou a representante do povo Satere Mawe. A agenda pode ser acessada aqui.

No final da tarde, o Ministro do Meio Ambiente e o embaixador Paulino Franco realizaram briefing sobre o andamento das negociações climáticas. Eles ressaltaram os recentes movimentos feitos pelo Brasil e a expectativa de uma posição igualmente construtiva por parte de outros importantes países. Segundo os negociadores brasileiros, entre os avanços do Brasil estão:

• Oficialização do compromisso de neutralidade climática até 2050;

• Intenção de atualizar a Contribuição Nacionalmente Determinada – NDC do país, com redução de 50% das emissões até 2030 (em relação a 2005);

• Participação do Brasil na declaração internacional sobre florestas e uso da terra;

• Antecipação do compromisso de fim do desmatamento ilegal para 2028; e

• Participação no compromisso global de eliminação do metano.

Na segunda-feira (8/11), a entidade participou de discussões sobre temas relacionados ao papel das empresas no esforço de combate às mudanças climáticas, no Brasil e no mundo, bem como sobre as tendências de sustentabilidade e as negociações climáticas em curso na COP. Leia mais aqui.

 

BRASIL PELO MEIO AMBIENTE 

Através do movimento Brasil Pelo Meio Ambiente, a Câmara Americana de Comércio reúne 76 empresas, que juntas, realizam 127 ações de preservação ambiental com investimento total de US$ 2,4 bilhões. O movimento foi lançado, em maio, em preparação para a Cúpula do Clima e para a COP26, com grande destaque em reportagem do Valor Econômico.