ESG é a resposta para gerar valor no século XXI

publicado 27/07/2021 09h30, última modificação 27/07/2021 17h31
Entenda como se destacar no mercado com a agenda ESG
Missão ESG Curso Amcham Brasil.jpeg

Não é mais possível ver o mundo sem pensar em ESG, sigla que significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em tradução para o português). A Boston Consulting Group realizou um estudo e comprovou que empresas com desempenho superior em ESG apresentam maior potencial de valorização do que aquelas que não investem em ESG, considerando que todos os demais fatores comparativos são equivalentes. Por isso, a alta liderança tem se debruçado sobre este tema para gerar valor para todos os seus stakeholders

As organizações precisam estar preparadas para pensar em melhores resultados a longo prazo, focando também na longevidade da empresa. A urgência por uma estratégia ESG chegou à mesa das principais companhias no Brasil e no mundo, principalmente após a pandemia da COVID-19. É preciso repensar o amanhã e as práticas ESG dão luz à essa ótica.

 

O QUE É ESG?

ESG é um conjunto de ações e boas práticas empresariais em três pilares: ambiental, social e governança. No fator ambiental, a empresa se compromete em ações para reduzir e mitigar impactos ambientais, como diminuir a emissão de gases do efeito estufa. Na parte social, o compromisso é com direitos humanos daqueles que trabalham para a companhia e seus fornecedores, o que engloba inclusão e combate ao trabalho escravo. Em governança, o foco é na administração e envolve conduta corporativa, auditorias e composição do conselho de Administração, por exemplo.

Com essa agenda, é possível determinar se uma empresa é sustentável a longo prazo não apenas em termos de métricas financeiras, mas também em questões sociais e ambientais.

A agenda ESG também passou a ser um critério importante para o mercado de investimentos, de forma a impulsionar empresas que estão alinhadas com tal propósito. Segundo a Forbes, há mais de 500 fundos de índice focados em sustentabilidade só nos EUA, com cerca de US$250 bilhões em ativos.

Pensando nisso, nós, que já detemos 70% das empresas mais valiosas do mundo, em parceria com Amelia Miazad, uma das maiores referências internacionais no tema de ESG e professora residente na Berkeley Law, lançamos a segunda edição de um programa até então, inédito no Brasil: Missão Digital ESG Essentials. A primeira edição foi realizada em 23/04 e foi bastante elogiada pelos participantes. Com isso, optamos por atender a essa forte demanda do mercado e lançar a última edição do ano, com vagas limitadas.

 

DETALHES SOBRE O PROGRAMA

O programa proporciona uma imersão internacional e completamente personalizada para apoiar um seleto e restrito grupo de executivos a navegar nos temas da agenda de ESG. Ao mesmo tempo, promove trocas e ricas interações entre acadêmicos, grandes investidores, diretores corporativos, conselheiros, consultores de ESG e líderes de diversas instituições que são referência no tema no Brasil e no mundo. 

Além da capacitação prática realizada, haverá benchmarks e rodadas de expert insights com 12 executivos e multinacionais líderes do pensamento global sobre ESG. Ao longo da jornada, você terá a capacidade de ampliar sua visão sobre riscos associados, evolução de modelo de negócios, métricas e conhecimentos específicos que poderão ser integrados em sua estratégia de negócios. 

 

QUEM É AMELIA MIAZAD

A professora Amelia Miazad, uma das principais referências globais no tema ESG, fundou e lidera o Business in Society Institute na universidade Berkeley Law, na Califórnia, USA. Amelia ministra cursos como: Introdução ao Capitalismo Sustentável e ESG, Seminário de Negócios na Sociedade, Corporações em Crise, Direito Empresarial Social e Negócios e Direitos Humanos. Além de seu ensino na Berkeley Law, ela projeta e ministra vários cursos de educação executiva em todo o mundo e atua na formação de conselheiros de boards globais.

 

LEIA MAIS: “ESG traz o desafio na maneira de gerenciar empresas”, afirma Amelia Miazad

 

O QUE ESPERAR DA MISSÃO DIGITAL ESG ESSENTIALS

  1. Aumento da receita da empresa, através da atração de novos consumidores 

  2. Redução de custos, com a diminuição do uso de recursos socioambientais e/ou econômicos 

  3. Aumento da produtividade, envolvendo práticas de gestão de motivadores e atração de talentos, construindo propósito e credibilidade social 

  4. Otimização de investimentos e ativos, com a melhor alocação de recursos que afetam o longo prazo 

  5. Intervenções legais e regulatórias, buscando facilitar a obtenção de subsídios e apoio governamental 

 

Além disso, a experiência é focada em pessoas que ocupam cargos de CEOs, presidentes, diretores, membros do conselho de administração, gestores de fundos de investimento, heads de áreas e sócios de consultorias de gestão, promovendo networking de alto nível aos participantes.

 

Em formato totalmente digital, a Missão Digital ESG Essentials contará com: 

  • 16 AULAS 

16 horas de programação com a professora Amelia Miazad (UC Berkeley), incluindo aulas expositivas, discussões de casos e paineis com executivos americanos (expert insights). 

  • REUNIÕES DE BENCHMARKING 

4 reuniões de benchmarking com empresas, setor financeiro e think tanks. 

  • WRAP UP 

4 reuniões de wrap up lideradas por um especialista brasileiro. 

  • ABERTURA E ENCERRAMENTO 

Reuniões de abertura e encerramento com dinâmicas para interações e trocas entre os participantes. 

 

Clique aqui para saber mais sobre a Missão ESG. 

 

Para saber mais sobre ESG, veja também:

Pesquisa Amcham aponta recorde de engajamento ESG no setor privado brasileiro

Investimento ESG: quais são as vantagens para a sua empresa?