IBM leva Prêmio ECO 2012 por desenvolver lideranças para a sustentabilidade

por marcel_gugoni — publicado 12/11/2012 17h02, última modificação 12/11/2012 17h02
São Paulo – Empresa tem programas para formação de profissionais com visão sistêmica e integrada, além de iniciativas para redução do impacto ambiental de suas operações
ibm_case_195.jpg

A formação de líderes com visão sistêmica, global e integrada, aptos a construir um planeta mais inteligente, em um cenário globalmente integrado, é um dos grandes desafios da gigante de tecnologia da informação IBM. A empresa investe nessa área por meio de programas que ajudam na capacitação de profissionais, ao mesmo tempo em que apoiam o desenvolvimento de organizações e regiões em várias partes do globo. Esse trabalho garantiu à IBM um dos troféus do Prêmio ECO 2012 na modalidade Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade (Elis), entre companhias de grande porte.

Premiados: Amcham anuncia empresas vencedoras do Prêmio ECO 2012

A cerimônia de entrega da premiação será em 11/12, no Business Center da Amcham-São Paulo.

Líderes

Com o programa Corporate Services Corp, lançado em 2008, a IBM promove a formação de líderes por meio de imersão em diferentes culturas e desenvolvimento de trabalhos em cooperação. Um grupo de funcionários das mais diversas unidades da empresa trabalha durante três a quatro semanas em cidades localizadas em mercados emergentes.

As equipes devem compartilhar conhecimentos e modelos de gestão com organizações locais. A experiência visa a expor esses profissionais a situações novas em meio a recursos escassos, nas quais são estimulados a desenvolver novas capacidades e habilidades, como escutar melhor o cliente, criar uma proposta de valor e trabalhar em colaboração.

A avaliação de Alcely Barroso, executiva da área de Cidadania Corporativa da IBM Brasil, o programa é um tipo de interação “ganha-ganha”. “Todos os envolvidos com o programa colhem benefícios: a comunidade, ao resolver problemas concretos; os profissionais, por terem oportunidade de desenvolvimento e crescimento pessoal; e a IBM, ao desenvolver uma nova geração de líderes globais, adaptada à colaboração intercultural.”

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham 

No Brasil, mais de 160 colaboradores de 25 países participaram do programa, atuando em 53 ONGs (organizações não-governamentais) nacionais. Funcionários da unidade brasileira já foram enviados para trabalhos do tipo na África do Sul, em Gana e no Vietnã.

Os resultados são equipes mais motivadas e preparadas: nove em cada dez participantes do programa concordam que aumentaram sua produtividade e sua capacidade de liderança e trabalho em equipe; e três em cada quatro destacam mais vontade de fazer carreira na IBM.

Reciclar e reutilizar

A estratégia da IBM também abarca cuidados com o meio ambiente e a redução de impactos de suas operações. A reciclagem e a reutilização de materiais, sobretudo peças de hardware de computadores, servidores e outros equipamentos, são parte do trabalho.

Por meio de um dos projetos, batizado de Big Green, a IBM alcançou economia de 80% no consumo de energia ao consolidar 3900 servidores em 30 mainframes. A empresa reduziu o número de aparelhos ao criar máquinas mais potentes, mas em menor número, para suas tarefas.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Outro exemplo, o programa de Remarketing visa a comercializar equipamentos recondicionados. Semanalmente, a IBM recebe 612 mil kg de maquinário no mundo todo. Destes, 90% são recondicionados e recolocados no mercado, e 10% vão para reciclagem.

A empresa também consegue reciclar 77% de todo o seu material de escritório descartado. Entre os componentes de hardware (de cartuchos de impressora a baterias), 99,75% vão para coleta seletiva. Até monitores inutilizados seguem para pontos de coleta segura, cujo objetivo principal é cuidar para que os componentes químicos do vidro não sejam destinados incorretamente.

“O reconhecimento do Prêmio ECO, tão tradicional e conceituado, é muito gratificante. É um incentivo para continuarmos a ajudar a construir um planeta mais inteligente”, diz Alcely. “Para nós, mais do que a premiação, é importante saber que, por meio da divulgação e do alcance que o Prêmio ECO tem, podemos compartilhar nossa estratégia, inspirando mais pessoas, empresas e líderes.”

Prêmio ECO

Lançado pela Amcham em 1982, o Prêmio ECO é pioneiro no reconhecimento de companhias que adotam práticas sustentáveis no Brasil. Desde 1982, o Prêmio ECO já mobilizou 2.117 companhias brasileiras e multinacionais. Elas foram responsáveis pela inscrição de 2.630 projetos.

registrado em: