Inclusão social por microcrédito coloca Banco Santander como um dos vencedores do Prêmio ECO 2012

por marcel_gugoni — publicado 21/11/2012 09h21, última modificação 21/11/2012 09h21
São Paulo – Instituição oferece assessoria em desenvolvimento dos negócios, educação financeira e eventos sobre saúde, ecoeficiência e cidadania
microcredito_santander_195.jpg

A operação de microcrédito produtivo colocou o Banco Santander entre os vitoriosos do Prêmio ECO 2012 na categoria Sustentabilidade em Produtos ou Serviços da modalidade Práticas de Sustentabilidade, entre grandes empresas.

Premiados: Amcham anuncia empresas vencedoras do Prêmio ECO 2012

A cerimônia de entrega da premiação será em 11/12, na sede da Amcham-São Paulo.

O microcrédito do Santander foi criado em 2002 para emprestar recursos aos que não têm acesso às linhas convencionais de financiamento, e ainda oferecer orientação para alavancar os negócios dos tomadores dos recursos.  O projeto se tornou lucrativo depois de 2009, e atualmente soma uma carteira de crédito de R$ 203 milhões e mais de 110 mil clientes no País.

O modelo escolhido pelo banco foi o de financiamento produtivo, por entender que dessa forma os empreendedores de baixa renda têm oportunidade de transformar a comunidade em que vivem. De acordo com o Santander, aproximadamente 70% da renda gerada nesses empreendimentos de pequeno porte circulam em suas regiões de entorno.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham 

O faturamento de uma pequena mercearia, por exemplo, se converte em renda pessoal do empreendedor. Por sua vez, ele concentra a maior parte de seu consumo no comércio e nos serviços da vizinhança, gerando um ciclo de desenvolvimento local.

O banco também trabalha na recuperação de créditos por meio de diálogo com o cliente inadimplente a respeito das melhores alternativas para alavancar o negócio e reverter o prejuízo. Em 2011, o índice de inadimplência de microcrédito girou em torno de 3%, abaixo do índice geral do banco – de 4% no período de julho a setembro.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Por meio do microcrédito, o Santander quer aumentar o nível de bancarização dos empreendedores. “Estamos analisando o crescimento sustentável e a capacidade de empreender desses clientes para oferecer atendimento diferenciado e permitir seu desenvolvimento contínuo”, comenta Jeronimo Ramos, superintendente da Santander Microcrédito.

Prêmio ECO 2012

O reconhecimento de práticas sustentáveis empresariais contribui para a geração de valor das organizações, observa Malu Pinto, diretora executiva de Desenvolvimento Sustentável do Banco Santander. “O Prêmio ECO é um importante instrumento de mobilização, pois traz à luz casos que inspiram pessoas e empresas a promover práticas sustentáveis em seu dia a dia”, comenta a executiva.

Lançado pela Amcham em 1982, o Prêmio ECO é pioneiro no reconhecimento de companhias que adotam práticas sustentáveis no Brasil. Desde 1982, o Prêmio ECO já mobilizou 2.117 companhias brasileiras e multinacionais. Elas foram responsáveis pela inscrição de 2.630 projetos.

registrado em: