Kimberly-Clark vence Prêmio ECO 2011 na categoria Sustentabilidade em Produtos e/ou Serviços

por andre_inohara — publicado 18/11/2011 15h02, última modificação 18/11/2011 15h02
São Paulo – Reconhecimento é pelo papel higiênico Neve Naturali, feito com fibras recicladas

A Kimberly-Clark foi uma das vencedoras do Prêmio ECO 2011 na modalidade “Práticas de Sustentabilidade”, categoria “Produtos e/ou Serviços”, entre as empresas de grande porte, com um papel higiênico produzido com fibras recicladas, o Neve Naturalli.

A cerimônia de entrega da premiação será em 02/12, na sede da Amcham-São Paulo.

O Neve Naturali, feito de fibras recicladas e com embalagem compacta, foi a resposta da Kimberly-Clark aos pedidos dos clientes por um produto ambientalmente sustentável.

“A preocupação de nossos consumidores com a sustentabilidade está cada vez mais presente”, aponta Raquel Sampaio, gerente de Produto da Kimberly-Clark.

Reflorestamento e reciclagem

Em pesquisas de opinião sobre a marca Neve, a empresa percebeu que o conceito de sustentabilidade em um produto como papel higiênico é associado ao reflorestamento, salienta Raquel.

Desse modo, além de fabricar itens a partir de fibra virgem originada de florestas replantadas certificadas, caso do Neve tradicional, a Kimberly passou a usar também fibras recicladas selecionadas em outros produtos, a exemplo do Neve Naturali.

A empresa decidiu reaproveitar material processado e ainda com potencial para compor produtos de qualidade com o objetivo de estender o ciclo de vida das fibras e diminuir o impacto ambiental.

Bons resultados

Lançado exclusivamente para a rede supermercadista Walmart Brasil em junho de 2009, o Neve Naturali teve um volume expressivo de pacotes comercializados até junho de 2011.

Um crescimento de 84% nas vendas desse produto se verificou entre 2010 e 2011, dando a ele maior relevância no portfólio, diz a gerente da marca Raquel Sampaio.

Eficiência logística

Adicionalmente, o conceito de papel higiênico compacto, que utiliza menos espaço e plástico na embalagem, aumentou a eficiência logística e aperfeiçoou a produção.

Mais pacotes puderam ser transportados por caminhão, e as sacolas plásticas que revestiam o papel foram substituídas por alças.

Além disso, o reaproveitamento das fibras no processo produtivo se refletiu na redução de seu descarte e consequente impacto ambiental. Vale destacar que tanto a embalagem como o tubete (base de papelão) são recicláveis.

Reconhecimento

Do projeto até o produto nas prateleiras, o Neve Naturali envolveu uma equipe numerosa.

“Trabalhamos com um time grande, que foi da inovação até a fábrica, para chegar onde estamos. Merecemos o reconhecimento do Prêmio ECO”, celebra Raquel.

Prêmio ECO 2011

Neste ano, o Prêmio ECO foi estruturado em duas modalidades:

“Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade” (Elis) e “Práticas de Sustentabilidade” – esta subdividida nas categorias “Sustentabilidade em Produtos e ou Serviços” e “Sustentabilidade em Processos”.

A modalidade Elis se relaciona a modelos de negócios e estratégias mais amplas da empresa que incorporam a sustentabilidade.

Já a categoria “Práticas de Sustentabilidade” é subdividida em duas: “Sustentabilidade em Processos” e “Sustentabilidade em Produtos ou Serviços”.

A subdivisão de Processos reconhece métodos produtivos que levam em conta atributos de sustentabilidade, tanto na sua própria operacionalização quanto nas políticas que os orientam e nos indicadores que avaliam seus resultados.

Em “Sustentabilidade em Produtos ou Serviços”, são premiados os produtos, serviços ou linhas de produtos ou serviços com práticas incorporadas de sustentabilidade.

Os atributos devem fazer parte do ciclo de vida do produto ou serviço, ou seja, da concepção/design, fabricação/elaboração, distribuição, consumo/prestação e descarte/reutilização.

São doze os projetos ganhadores neste ano. Confira aqui.

29 anos reconhecendo práticas de sustentabilidade

O Prêmio ECO foi lançado em 1982, sendo o pioneiro no reconhecimento de empresas socialmente responsáveis e que desenvolvem práticas de sustentabilidade. Já mobilizou 1.979 companhias (entre brasileiras e multinacionais), com 2.455 projetos inscritos e 213 condecorados.

Realizado em parceria com o jornal Valor Econômico, o Prêmio ECO abre espaço para participação de todas as classes de empresas atuantes no País segmentadas por porte, inclusive as públicas.

Desde 2009, o foco da premiação é a "Inovação Sustentável na Gestão dos Negócios", procurando valorizar a sustentabilidade nas diferentes esferas da operação empresarial.

 

registrado em: