Korin: construir uma cadeia produtiva integrada e sustentável

publicado 09/12/2016 11h57, última modificação 09/12/2016 11h57
Parcerias com produtores e fornecedores garantiu o crescimento da empresa
korin-3954.html

Com a maior procura por alimentos saudáveis, a Korin, empresa mais conhecida como marca de produtos animais sustentáveis e orgânicos, expandiu seus negócios. Para que isso ocorresse de forma sustentável, a empresa construiu uma cadeia produtiva com produtores, fornecedores, canais de comercialização, colaboradores e consumidores finais integrados. Esse processo fez a empresa vencer o Prêmio Eco na categoria de Processos – Empresas de Grande Porte.

As cadeias produtivas do setor avícola no Brasil são geralmente dominadas por grandes agroindústrias, o que inibe o ingresso do pequeno produtor. Considerando esse fato, a Korin estabeleceu contratos de integração vertical com esses produtores, inserindo-os na cadeia. Hoje a empresa conta com 35 produtores de frangos de corte e ovos; em 2010, eram apenas 17. A empresa, além de adotar uma política de pagamento de bonificação por estrutura (concedida a aqueles que mantém suas instalações em bom estado), também oferece empréstimos sem cobrança de juros, a fim de ajudar na manutenção da propriedade.

Colocando em prática os princípios da Agricultura Natural – ou seja, o cultivo e criação de animais realizada da forma mais natural possível – a empresa consegue reduzir impactos ambientais. A ausência de antibióticos e quimioterápicos na criação de aves, por exemplo, reduz a presença dessas substâncias na cadeia alimentar e sua consequente deposição no meio ambiente. O resultado são produtos de qualidade, saudáveis e sustentáveis nas dimensões ambiental, social e econômica. A Korin foi pioneira em estabelecer uma avicultura natural em escala industrial no Brasil.

A empresa ainda possui parcerias e convênios com órgãos de ensino e pesquisa e ONGs como a World Society for Protection of Animals, USP, UNESP e UFSCAR para continuar a desenvolver técnicas que melhorem o rendimento, rentabilidade e a inovação da empresa.

registrado em: