Skip to content. | Skip to navigation

Missão Digital ESG Essentials: o que esperar

publicado 30/07/2021 09h00, última modificação 27/07/2021 17h28
Saiba como será único programa brasileiro sobre o tema com imersão internacional digital
Missão ESG Curso Amcham Brasil.jpeg

Com nossa visão multissetorial, temos a missão de influenciar construtivamente políticas públicas no Brasil e nos Estados Unidos, promovendo o comércio, o investimento e a cidadania empresarial. Dentro de nosso pilar de desenvolvimento, lançamos uma missão focada em ESG, sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em tradução para o português), a Missão Digital ESG Essentials, em parceria com a professora Amelia Miazad.

Uma das principais referências globais no tema, Amelia fundou e lidera o Business in Society Institute na universidade Berkeley Law, na Califórnia, USA. Ali, ministra cursos como: Introdução ao Capitalismo Sustentável e ESG, Seminário de Negócios na Sociedade, Corporações em Crise, Direito Empresarial Social e Negócios e Direitos Humanos.

 

ESG A BÚSSOLA APONTA PARA ESG

O objetivo desta missão é proporcionar aos participantes a possibilidade de criar um progresso notável em ESG, ampliando as visões de riscos associados, evolução de modelo de negócios, métricas e criação de conhecimento especializado a serem integrados de fato na estratégia de negócios de suas organizações. "O papel da Amcham com esse programa internacional é o de contribuir para o compartilhamento das melhores práticas para a conscientização de que ESG é mais do que incluir causas relevantes para o negócio e para o planeta. ESG é a expressão de uma nova fronteira de competitividade a novas áreas onde o Brasil, com a ajuda do seu setor privado, tem condições para se tornar uma potência verde", diz Deborah Vieitas, nossa CEO.

A mudança de mindset no mundo dos investimentos viralizou em todos os continentes e, na condução dessa transformação, estão os maiores fundos globais e investidores. Entre todas as incertezas da era pandêmica, investir em ESG se tornou o caminho de sucesso comum entre os líderes da nova economia. Mesmo para quem já é referência no tema, está claro que as exigências em ESG irão crescer ainda mais, afinal, há muito mais o que esperar de um futuro que leva em conta questões ambientais, sociais e de governança. Há estimativas que indicam que, a nível mundial, os ativos globais em fundos ESG podem ultrapassar a barreira dos US$53 trilhões até 2022, especialmente após a pandemia da COVID-19.

 

MISSÃO DIGITAL ESG ESSENTIALS

O programa é a única capacitação internacional sobre ESG focada em empresas brasileiras e com certificado Amcham em parceria com Amelia Miazad, da universidade Berkeley Law. Os temas abordados em toda a agenda vão guiar os participantes na execução de ações práticas para serem aplicadas em suas organizações, gerando valor para toda a cadeia:

  • relação ESG e propósito de marcas: definição da estratégia de companhias e mapeamento de riscos

  • força e poder da integridade como parte da cultura

  • Indicadores: como comunicar e mensurar as ações de ESG no relatório geral da empresa? 

  • Passo a passo: como priorizar e planejar ações de ESG

  • Mercado de ações: saiba como funciona a visão dos investidores sobre a importância do ESG e como isso norteará os investimentos 

  • Diversidade e inclusão como ponto de comprometimento de médias gerenciais, além do CEO e do RH da companhia e efetividade nas políticas

  • A importância da comunicação: transparência, frequência e genuinidade de escutar as pessoas. Escuta ativa com todos os stakeholders

  • Como transformar ESG em jornada: para além de uma ação pontual ou desconexa do restante, a ideia é que essa cultura seja respirada pela organização 

 

Além disso, a experiência é focada em pessoas que ocupam cargos de CEOs, presidentes, diretores, membros do conselho de administração, gestores de fundos de investimento, heads de áreas e sócios de consultorias de gestão, promovendo networking de alto nível aos participantes.

As aulas são expositivas e práticas, entregando ao participante não só o conhecimento teórico, mas a capacidade de analisar benchmarks e cases de sucesso do mercado, de forma orientada, por Amelia Miazad, que aplica toda a sua rica bagagem de forma minuciosa, se debruçando em cada detalhe e transferindo experiência ao grupo.

 

O QUE FALAM OS PARTICIPANTES DE NOSSAS MISSÕES:

"Foi minha primeira missão, e eu fiquei muito impressionada com o nível dos participantes, com a qualidade da informação, as reuniões de benchmarking e o apoio inestimável. Foi excelente!"

  • Nathalia Ramos, Co-Head Corporate Bank Coverage Deutsche Bank

 

"Participar de uma Missão Amcham é vivenciar uma experiência completa e estratégica. Vai de benchmarking exclusivo ao networking com vinho formando uma comunidade única com transformação de negócios"

  • Márcia Esteves, CEO da Lew'Lara 

MISSÕES INTERNACIONAIS AMCHAM

Ao longo dos nossos 102 anos de atuação no país, já realizamos mais de 30 missões fora do Brasil e contribuímos com a qualificação de mais de 450 executivos que são referência em centros como Nova York, Vale do Silício, Boston, Washington DC e Tel Aviv. Nos últimos 5 anos, foram realizadas 7 missões internacionais sobre inovação e transformação digital, para que CEOs, VPs e diretores de empresas como Dow, Faber-Castell, Embraer, Natura, Votorantim, Citibank, Petrobras, KPMG, EY, Coca-Cola Company e Gerdau pudessem entrar em contato mais profundamente com as principais tendências de inovação nos EUA e em Israel.

 

Para participar da Missão Digital ESG Essentials, clique aqui.