Mulheres de destaque: Chieko Aoki compartilha desafios e aprendizados de ser líder e mulher

publicado 04/02/2020 18h00, última modificação 05/02/2020 15h20
São Paulo – Executiva participou do nosso webinar e falou sobre ensinamentos de sua trajetória profissional
Chieko Aoki, CEO da Blue Tree Hotels, e Deborah Vieitas, CEO da Amcham Brasil, em Webinar exclusivo para associados.jpg

Chieko Aoki, CEO do Blue Tree Hotels, e Deborah Vieitas, CEO da Amcham Brasil, em Webinar exclusivo para associados

“As mulheres hoje estão se ajudando muito mais”, aponta Chieko Aoki, CEO da Blue Tree Hotels, membro do grupo Mulheres do Brasil e presença constante nos rankings de lideranças feminina e melhores CEOs do Brasil. Ela associa a liberdade e o alento feminino ao sucesso: “Não preciso ter alguém para me dizer se estou certa ou errada, eu me inspiro em mulheres bem sucedidas e sei que estou no caminho certo”.

A executiva esteve presente no nosso Webinar “Ciclo Mulheres de Destaque”, no dia 31/01, e compartilhou os desafios e aprendizados ao longo de sua carreira como líder mulher. Para ela, o trabalho está mudando e o estereótipo feminino de cuidado está sendo deixado de lado nas empresas. “Antes, era apenas a mulher que pensava nas pessoas e o homem pensava nas métricas e resultados. Hoje, como mulher, penso em tudo isso e vejo muitas mulheres fazendo o mesmo”, explica.

Chieko iniciou a carreira na hotelaria para ajudar os negócios do marido, John Aoki, mas, ao longo dos anos, conquistou autonomia e abriu a própria rede de hotéis, a Blue Tree Hotels. Ela conta que sempre buscava dar atenção ao capital humano, capacitando e dando autonomia à equipe. Ainda assim, a empresária percebia que John dava atenção apenas à estratégia e rentabilidade do negócio. “Na minha gestão, eu sempre procurei juntar essas duas variáveis”, afirma.

Assim, ela comemora as mudanças nos negócios de hoje: “Vejo tanto as mulheres quanto os homens se preocupando com rentabilidade, estratégia e pessoas. Não existe mais diferença e os estereótipos estão desaparecendo”. Entretanto, ela acredita que a mulher ainda precisa se planejar muito para ter uma carreira bem sucedida e completa: “Eu poderia ser dona de casa, mas fui ser executiva”. 

SUCESSO E ARREPENDIMENTOS

Ainda que tivesse a liberdade de se tornar executiva, ela se arrepende de algumas decisões que deixou de tomar: “Nunca me arrependi de nada que fiz, mas sim do que deixei de fazer”. Chieko recebeu a oferta de uma empresa de cosméticos e gostaria de ter tocado o negócio, mas o marido a desencorajou. “Na época não existiam muitas concorrentes nesse meio e eu tenho certeza que teria dado muito certo”, lamenta.

Mesmo com algumas frustrações ao longo da carreira, ela alcançou seu espaço com sucesso no mundo corporativo e atribui parte dele às pessoas. “Nós só temos sucesso quando temos pessoas à nossa volta, porque, sem as pessoas, quem vai bater palma e ficar feliz por você?”, instiga, lembrando que grande parte de sua inspiração vem de mulheres.

“Quando eu convivia mais com homens, eu não conhecia tantas mulheres quanto agora que convivo mais com elas”, explica, acrescentando que, a partir das relações femininas, percebeu o potencial que as mulheres têm. Por isso, hoje, ela afirma que a Blue Tree Hotels conta com mais gerentes mulheres. Ainda assim, a empresária acredita na integração e harmonia entre os gêneros no mundo corporativo. “Com homens e mulheres juntos nas empresas nós teremos mais capacidade de mudar a sociedade e mudar as empresas”, finaliza.

O QUE SÃO O WEBINÁRIOS?

São transmissões ao vivo de bate-papos e entrevistas, exclusivos online, sobre diversos assuntos do mundo empresarial. Falando sobre equidade de gênero no Ciclo Mulheres de Destaque, já recebemos Denise Damiani, Daniela Cachich, Joana Barsh, dentre outras.

PARA QUEM SÃO?

Para todos os associados, sem limites de participantes, sendo encontros online e gratuitos.

COMO FUNCIONAM?

São mais de 30 atividades online ao ano disponibilizadas em tempo real e também na íntegra através da plataforma Amcham Connect, também acessível por meio do nosso site.