Skip to content. | Skip to navigation

Natura é a grande vencedora do Prêmio Eco, que aponta recorde engajamento ESG no setor privado brasileiro

publicado 28/05/2021 16h39, última modificação 02/06/2021 12h09
A multinacional brasileira recebeu nota máxima dos especialistas do prêmio
Prêmio ECO Amcham Brasil Sustentabilidade

Após avaliar 129 projetos em edição com recorde de projetos inscritos, o Prêmio ECO elegeu a Natura como a grande vencedora do ano da premiação que, há 38 anos, é o mais importante reconhecimento de sustentabilidade empresarial do país. Ao lado da multinacional brasileira de cosméticos, outros 24 cases e projetos ESG foram reconhecidos na premiação, que ocorreu no dia 28/05, entre startups, PME’s e grandes empresas, de 15 estados brasileiros.

“A edição 2020/21 do ECO Amcham reconheceu uma lista de iniciativas inovadoras e inspiradoras em sustentabilidade empresarial. Um marco com 24 empresas que estão fazendo práticas de transformação e reinvenção do mercado por meio de investimentos ESG, aprofundando sua relação com a sociedade e outros stakeholders”, comenta Daniela Aiaich, nossa diretora de Sustentabilidade.

Foram vencedoras desta edição iniciativas das seguintes marcas: Avon, BASF, Brasilseg/BB Seguros, Bristol Myers Squibb, Claro, Copasa/MG, Eco Panplas, Estância Mimosa Ecoturismo, França Women Health, Grupo Sabará, Itaú, Mars Petcare, Natura, Navegações Unidas Tapajós, Neoway, Olibi Azeites Artesanais, Órigo Energia, Química Amparo/Ypê, Renault, Rhodia, Santander, Schneider Electric, Suzano Papel Celulose e Weber Consultoria e Engenheira Ambiental. Conheça aqui todos os vencedores e projetos no amcham.com.br/premioeco.

A forte alta no tema no Brasil, especialmente no mundo empresarial, também foi identificada em pesquisa inédita com 178 líderes de companhias e startups em operação no Brasil. A maioria dos respondentes (95%) informou já ter iniciado algum nível de engajamento e ações sustentáveis da companhia, sendo que 68% já reconhece benefícios diretos dessa agenda no seu negócio. 

“A pauta ESG está a cada dia mais influenciando as estratégias e modelos de negócios e criando novas oportunidades para empresas e para a sociedade como um todo”, contextualiza nossa CEO, Deborah Vieitas, que lançou nossa agenda estratégica com o título “ESG, a sigla que representa oportunidade”, com acesso completo aqui.

Nossa Agenda ESG traz uma pauta de advocacy, promoção de melhores práticas empresariais, ações de capacitação e publicações relevantes. “Em síntese, é a nossa contribuição para preparar nossos associados para a revolução sustentável em curso e para influenciar um ambiente de negócios mais próspero e competitivo”, complementa nossa CEO.

 

O CASE NATURA

Nesta edição, além das iniciativas de sustentabilidade, reconhecemos também iniciativas ESG e práticas de enfrentamento à COVID-19, em junção a nossa iniciativa, o movimento Soma, criado para combinar esforços de diferentes frentes (empresas, governos e sociedade), no enfrentamento aos impactos da pandemia.

A Natura recebeu nota máxima dos jurados e especialistas selecionados para avaliar os projetos inscritos. Ao todo, 59 jurados compõem a nossa banca avaliadora do Prêmio Eco, entre especialistas, acadêmicos, consultores e líderes do tema no Brasil.

A empresa, através da causa ‘Cada Pessoa Importa’, desenvolveu em tempo recorde funcionalidades digitais que impulsionaram ainda mais a venda on-line, possibilitando que o trabalho da rede de consultoras fosse totalmente remoto, além de honrar os contratos com fornecedores e comunidades agroextrativistas.

Também foi criado o Fundo Natura para ações preventivas e compra de EPIs para os que foram diagnosticados com covid-19 ou perderam familiares em virtude da pandemia.

E foram também além: “promovendo iniciativas nacionais e internacionais em apoio ao combate da violência doméstica, lançando o movimento global #IsoladasSimSozinhasNão, além de se comprometerem a doar US$ 1 milhão a instituições de apoio a vítimas”, detalhou Valéria Café, Diretora executiva do IBGC, jurada do ECO, que entregou o troféu ao lado de Helio Mattar.

Para conhecer os outros cases, acesse aqui.