No Dia contra a Discriminação Racial (21/3), Amcham lança guia para ajudar empresas a promover igualdade

publicado 15/03/2019 10h18, última modificação 18/03/2019 10h39
São Paulo – Autor Reinaldo Bulgarelli, José Vicente (Zumbi dos Palmares) e Joyce Ribeiro (TV Cultura) debatem diversidade nas empresas
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e-book | Diversidade Racial: como promovê-la e como ela pode contribuir com o seu negócio?

Se a população negra do Brasil formasse um país, ele seria o 11º do mundo em habitantes, com 114,8 milhões de pessoas (maior do que a Alemanha), e o 17º em consumo. Os dados do Instituto Locomotiva demonstram que o potencial econômico e de mercado das pessoas negras está sendo mal aproveitado, já que grande parte da população negra está excluída do mercado de trabalho e ausente dos cargos de liderança nas grandes empresas.

Esses dados e muitos outros fazem parte do nosso e-book ‘Diversidade Racial - Como promovê-la e como ela pode contribuir com seu negócio?’, que será lançado no Dia Internacional contra a Discriminação Racial (21/3). O estudo será apresentado pelo autor Reinaldo Bulgarelli, sócio-diretor da Txai Consultoria, no encontro que acontece na quinta-feira (21/3), das 13h30 às 16h, na Amcham-São Paulo.

O que as empresas podem fazer para criar igualdade racial? Segundo o e-book, no ambiente interno é importante considerar cinco posturas: 1) Não discrimine; 2) Elimine barreiras; 3) Promova igualdade; 4) Promova Diversidade e Inclusão e 5) Promova cooperação.

No relacionamento com outros públicos, 1) Desenvolva lideranças e equipes conscientes; 2) Abra espaço para fornecedores e empreendedores negros; e 3) Apoie ações na comunidade ou movimentos sociais que combatam o racismo e promovam equidade.

A participação dos negros em posições de liderança empresarial será debatida por José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares (FAZP), e Maurício Rodrigues, vice-presidente de Finanças da Bayer para a América Latina.

A jornalista Joyce Ribeiro, apresentadora do Jornal da Cultura (TV Cultura), modera as discussões e também compartilha sua trajetória profissional. E Thiago Amparo, professor da FGV, aborda a aplicação de políticas públicas e empresariais de diversidade e antidiscriminação.

Um pouco mais sobre o e-book

“Mais de 50% da população brasileira se autodeclara negra. Se isso não for suficiente para qualquer empresa prestar atenção no tema, ela não estará considerando no seu negócio questões que envolvem uma visão mais ampla da sociedade brasileira, oportunidades de mercado e responsabilidade social corporativa”, disse Bulgarelli.