Prêmio ECO: Amcham e Estadão se unem no reconhecimento de práticas sustentáveis inovadoras

publicado 29/07/2016 16h52, última modificação 29/07/2016 16h52
Edição 2016 da premiação ampliará divulgação dos vencedores e traz inscrição gratuita para startups e microempresas. Inscrições até dia 15/9
premio-eco.jpg-8535.html

Na edição 2016 do Prêmio ECO, a premiação com 34 anos de história traz uma série de novidades, cumprindo seu papel social de antecipar, divulgar e disseminar as tendências em responsabilidade socioambiental. A principal inovação para este ano é a parceira com o Estado de São Paulo. No biênio 2016/17, as empresas vencedoras recebem o troféu "Prêmio ECO Amcham & Estadão", unindo duas marcas de prestígio na realização da principal premiação de sustentabilidade. 

As inovações também pautaram as modalidades reconhecidas no prêmio. Outras três novidades foram preparadas em 2016, são elas: 1) Simplificação de categorias em apenas duas modalidade; 2) inscrição gratuita para as práticas sustentáveis em microempresas e startups; 3) Nova premiação voltada para modelos de negócios inovadores em parceria com o Sistema B. 

As inscrições poderão ser feitas entre 25/7 a 15/9 no site www.premioeco.com.br. A cerimônia de premiação acontecerá em dezembro, na Amcham São Paulo.

Categorias simplificadas e inscrição gratuita para startup

Na edição de 2016, a organização do prêmio simplificou as modalidades e cada empresa poderá apresentar trabalhos nas duas categorias do prêmio: Sustentabilidade em Processos e Sustentabilidade em Produtos ou Serviços.

A categoria ‘Processos’ recebe os trabalhos que aplicam conceitos de sustentabilidade na produção, como aquisição de insumos e serviços em geral, logística de abastecimento ou comercialização e pós-venda.  Já os produtos e serviços com atributos de sustentabilidade poderão ser inscritos na categoria ‘Sustentabilidade em Produtos ou Serviços’.

Outra novidade é a inscrição gratuita de microempresas e startups. Nesse critério, se enquadram as empresas com mais de um ano de operação e que faturaram até R$ 2,4 milhões em 2015. Elas poderão inscrever trabalhos nas duas categorias.

Parcerias

A Amcham fechou parcerias com a organização não governamental Sistema B no Brasil e o Grupo Estadão para a edição de 2016 do ECO. O Sistema B surgiu em 2006 nos Estados Unidos e faz parte da organização americana B-LAB para certificar empresas geradoras de impacto social positivo.

No Brasil, as empresas com a certificação “B” participarão do Prêmio ECO de forma voluntária e serão pré-avaliadas pelo júri de especialistas do ECO com base no relatório de impacto social da organização. Dez empresas serão selecionadas após análise desse júri e até cinco delas poderão ser eleitas por votação popular online para receberem o reconhecimento do Prêmio ECO à partir da sustentabilidade na transformação do modelo de negócios.

Com o Grupo Estadão, a parceria busca ampliar o tema da sustentabilidade empresarial na mídia. As ações previstas são a criação de um blog sobre sustentabilidade no Estadão, com conteúdo preparado pela Amcham. O Estadão também fará reportagens próprias abordando temas de respeito socioambiental e cobertura do Prêmio ECO. Outro destaque serão as pílulas e spots com cases dos participantes, estratégias e ações de inovação em sustentabilidade veiculadas nas rádios Estadão e Eldorado.

O Prêmio ECO

Inaugurado em 1982 pela Amcham, o Prêmio ECO é a primeira ação brasileira de reconhecimento e divulgação da sustentabilidade empresarial. Ao longo de três décadas, a premiação mobilizou 2.267 companhias nacionais e multinacionais, que inscreveram 2.763 projetos. Desse montante, 262 foram premiados.

registrado em: