Prêmio ECO vai reconhecer três empresas em 2012

por marcel_gugoni — publicado 16/03/2012 10h37, última modificação 16/03/2012 10h37
São Paulo – Edição de 2011 reconheceu práticas e inovações de duas instituições em cada modalidade e categorias; agora serão três companhias premiadas

O Prêmio ECO chega aos trinta anos em 2012 comemorando o pioneirismo do reconhecimento das práticas sustentáveis e ampliando a quantidade de premiados. Em cada categoria, agora serão cinco os projetos vencedores: três de grandes empresas e duas de pequena e média. É o que adianta Daniela Hollo Aiach, gerente de Eventos Corporativos da Amcham e responsável pelo Prêmio ECO.“Queremos reconhecer o máximo possível de iniciativas sustentáveis.” 

Veja também: Maior necessidade da economia verde é conscientizar os indivíduos, diz economista

O prêmio conta a história da sustentabilidade no Brasil, e por isso,  a Amcham está preparando um restrospectiva sobre os principais acontecimentos do tema e a evolução do Prêmio Eco.

“O nome Eco é a fusão das palavras Empresa e Comunidade. No começo, em 1982, era o que existia: projetos empresariais voltados para a comunidade, como creches para os filhos dos funcionários e praças que a empresa recuperava, hoje em dia estamos falando da sustentabilidade inserida na gestão da empresa”, afirma.

Veja também: Walmart quer envolver todos os seus fornecedores em cadeia sustentável

 

“É um avanço gigantesco. Não é qualquer prêmio que faz 30 anos.”

Milhares de projetos

Desde 1982, o Prêmio ECO já mobilizou 2.064 companhias brasileiras e multinacionais. Elas foram responsáveis pela inscrição de 2.563 projetos, sendo que 225 deles foram reconhecidos. Em 2008, o ECO passou a ser uma realização conjunta da Amcham e do jornal Valor Econômico.

Na edição de 2011, o Prêmio ECO foi dividido em duas modalidades. A primeira delas reconhece a incorporação da sustentabilidade na gestão da empresa, e foi batizada de Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade (Elis).

A outra modalidade foi chamada de Práticas de Sustentabilidade, e se subdividiu nas categorias Sustentabilidade em Produtos e ou Serviços e Sustentabilidade em Processos.

A estrutura de categorias será mantida este ano, conforme Daniela. “Fomos felizes na escolha da nova estrutura, os inscritos não tiveram dúvida, e 2012 vai ser um ano de consolidação dessa estrutura.”

Em 2011, foram selecionados 12 trabalhos, vindos de 108 projetos de 85 empresas. Dessas, 22 eram pequenas e médias empresas, responsáveis por 24 projetos, enquanto 63 companhias de grande porte inscreveram 84 trabalhos. As inscrições aumentaram 32% em relação a 2010, impulsionadas também pelo esforço de divulgação em nível nacional que envolveu todas as regionais da Amcham.

Leia mais notícias sobre o assunto:

Reformulado, Prêmio ECO reflete principais tendências do tema da sustentabilidade

Walmart vence Prêmio ECO 2011 na modalidade Elis

Avançada gestão de resíduos concede ao Walmart Prêmio ECO 2011

Kimberly-Clark vence Prêmio ECO 2011 na categoria Sustentabilidade em Produtos e/ou Serviços

Pesquisa da Amcham mostra que quase 60% das empresas já incorporam sustentabilidade de forma abrangente em suas atividades

Empresas devem ser mais ecoeficientes, éticas e socialmente responsáveis

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

registrado em: