Prêmio ECO divulga vencedores de 2010

por giovanna publicado 05/11/2010 15h38, última modificação 05/11/2010 15h38
São Paulo - São doze premiados em sustentabilidade aplicada a processos, produtos, projetos e modelo de negócios.

A organização do Prêmio ECO anunciou nesta sexta-feira (29/10) a lista dos vencedores da edição 2010, selecionados entre 82 trabalhos inscritos. São doze ganhadores, sendo três por categoria.

 

A cerimônia de entrega da premiação está agendada para 19/11 (sexta-feira) na Amcham-São Paulo. Será um almoço com a presença do economista Jeremy Rifkin, presidente da Foundation on Economic Trends, organização sediada em Washington que acompanha os impactos das novas tecnologias sobre economia, meio ambiente, sociedade e cultura.  Ele é um dos principais mentores do modelo da Terceira Revolução Industrial, baseada na sustentabilidade com tripé social, ambiental e econômico para enfrentamento da crise econômica global e das mudanças climáticas e garantia de segurança energética.

 

Na categoria Sustentabilidade em Novos Projetos, venceram:
  • MPX Energia (pequeno e médio porte);
  • Philips do Brasil (grande porte);
  • Vale (grande porte).

 

Em Sustentabilidade em Processos, os premiados foram:
  • Image One Informática (pequeno e médio porte);
  • Banco Santander (grande porte);
  • Votorantim Participações (grande porte).

 

Os reconhecidos por Sustentabilidade em Produtos foram:
  • Flex do Brasil (pequeno e médio porte);
  • BorgWarner Brasil (grande porte);
  • DuPont do Brasil (grande porte).

 

Já na categoria Sustentabilidade no Modelo de Negócios, ganharam:
  • Full Jazz (pequeno e médio porte);
  • Andrade Gutierrez (grande porte);
  • DPaschoal (grande porte).

 

O prêmio

 

 

Desde 2009, o Prêmio ECO adotou como tema “Inovação e sustentabilidade nas empresas”, instituindo as quatro categorias mencionadas acima. Pelo terceiro ano consecutivo, o jornal Valor Econômico é correalizador da premiação, uma parceria com objetivo de garantir maior visibilidade à iniciativa.

Nesta edição, entre as novidades, está a criação do Espaço Sustentável. Serão organizados estandes em que inscritos na premiação poderão mostrar suas práticas aos convidados da cerimônia. Os expositores também participarão da Rodada de Negócios de Sustentabilidade prevista para o início de dezembro.

História

 

Lançado pela Amcham em 1982, o Prêmio ECO é pioneiro no reconhecimento de companhias que adotam práticas sustentáveis no Brasil.

O nome ECO nasceu de uma fusão das palavras empresa e comunidade para traduzir o interesse de seus criadores de transformá-lo em um instrumento de compromisso corporativo com o desenvolvimento social.

Dentre as importantes personalidades que marcaram presença no prêmio como convidados de honra, figuram Fernando Henrique Cardoso, então presidente da República; Gro Harlem Brundtland, ex- primeira ministra da Noruega e criadora do conceito de Desenvolvimento Sustentável; Hazel Henderson, economista e conselheira de organizações governamentais e privadas em vários países; e Al Gore, vice-presidente dos Estados Unidos na gestão Bill Clinton e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007. No ano passado, o convidado especial foi Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau.
registrado em: