Prêmio ECO condecorou mais empresas em 2012 e se consolidou como pioneiro da sustentabilidade no setor privado brasileiro

por marcel_gugoni — publicado 09/01/2013 14h08, última modificação 09/01/2013 14h08
São Paulo - Em cada uma das categorias, foram cinco os projetos vencedores, sendo três de grandes empresas e dois de pequenas e médias.

São treze as empresas vencedoras do Prêmio ECO 2012, pioneiro no reconhecimento de práticas sustentáveis no setor privado brasileiro. Neste ano, o número de premiados cresceu. Em cada uma das categorias, foram cinco os projetos vencedores, sendo três de grandes empresas e dois de pequenas e médias. 

Saiba tudo sobre o Prêmio ECO 2012

Lançado pela Amcham em 1982, o Prêmio ECO é pioneiro no reconhecimento de companhias que adotam práticas sustentáveis no Brasil. Desde 1982, o Prêmio ECO já mobilizou 2.117 companhias brasileiras e multinacionais. Elas foram responsáveis pela inscrição de 2.630 projetos.

Os ganhadores estão distribuídos nas duas modalidades do troféu: Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade (Elis) e Práticas de Sustentabilidade – esta subdividida nas categorias Sustentabilidade em Produtos e/ou Serviços e Sustentabilidade em Processos. O total é de 15 troféus. 

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham 

A categoria Elis reconhece os melhores modelos de negócios e estratégias que incorporam a sustentabilidade. Os vencedores foram:

Elektro (grande porte)

IBM (grande porte)

Schneider do Brasil (grande porte)

Pontal (pequeno e médio portes)

Surya Brasil (pequeno e médio portes)

Na modalidade Práticas de Sustentabilidade, categoria Processos, ganharam:

BDF Nivea (grande porte)

Diageo (grande porte)

Procempa (grande porte)

Korin (pequeno e médio portes)

Pontal (pequeno e médio portes)

Já na categoria Produtos da modalidade Práticas de Sustentabilidade, venceram:

Embraer (grande porte)

Duratex (grande porte)

Santander (grande porte)

Precon (pequeno e médio portes)

Surya Brasil (pequeno e médio portes)

Cerimônia

Na cerimônia de entrega dos troféus, realizada em 11/12, estiveram presentes Francisco Gaetani, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente; Ricardo Abramovay, titular do Departamento de Economia da FEA/USP e autor do livro Muito Além da Economia Verde (Planeta Sustentável, 2012); e Jacques Marcovitch, especialista em pioneirismo empresarial, estratégia e inovação e professor da Universidade de São Paulo (USP). 

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Já prestigiaram a cerimônia do Prêmio ECO, como convidados especiais, nomes como o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso; a ex-primeira ministra da Noruega e criadora do conceito de Desenvolvimento Sustentável, Gro Harlem Brundtland; Al Gore, vice-presidente dos Estados Unidos na gestão Bill Clinton (1993-2001) e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007; e, em 2010, Jeremy Rifkin, economista, mentor da Terceira Revolução Industrial e autor de 17 bestsellerssobre sustentabilidade. Em 2011, Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e então candidata à Presidência da República, também esteve presente. 

registrado em: