Prêmio Eco prorroga inscrições até fim de agosto; saiba como participar

por marcel_gugoni — publicado 12/07/2012 15h50, última modificação 12/07/2012 15h50
São Paulo - Para Daniela Aiach, responsável pela premiação, o objetivo é o de reconhecer o máximo possível de iniciativas sustentáveis

A Amcham-Brasil estendeu o prazo de inscrição para as empresas interessadas participarem da 30ª edição do Prêmio ECO. Iniciativa pioneira no reconhecimento de práticas sustentáveis das empresas, o evento teve as inscrições prorrogadas até 28/08.

O objetivo é o de atrair mais empresas e ampliar o número de inscritos em 2012 na comparação com os participantes de 2011, como explica Daniela Hollo Aiach, diretora de Eventos Corporativos da Amcham e responsável pelo Prêmio ECO. “Queremos reconhecer o máximo possível de iniciativas sustentáveis”, diz.

Saiba como se inscrever no Prêmio Eco 2012

Ela lembra que muitas empresas terão como se movimentar para participar do prêmio, depois de estarem com as atenções voltadas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio+20, realizada no fim de junho no Rio de Janeiro.

“Este é um momento de consolidação do tema, que a cada ano se fortalece no Brasil. Por isso esperamos bater a meta de 15% de aumento das inscrições no Prêmio ECO em 2012.”

Em 2012, o Prêmio ECO completa três décadas de existência ampliando também o número de projetos vencedores: em cada categoria, agora serão cinco condecorados, sendo três de grandes empresas e dois de pequenas e médias.

As inscrições são feitas exclusivamente via internet, no site do Prêmio ECO (www.premioeco.com.br), onde a empresa deve preencher um formulário dividido por modalidade e categoria, indicando também seu porte. Cada projeto inscrito deverá trazer a descrição dos fatos e ações que o caracterizam.

A avaliação dos trabalhos inscritos será feita por um corpo de jurados convidados pela organização do prêmio, o qual será integrado por personalidades e profissionais de renomada atuação nas áreas relacionadas à sustentabilidade.

Veja todos os detalhes do regulamento do Prêmio Eco 2012

Mais de 2500 projetos

Eventos nas regionais marcaram a abertura das inscrições em Porto Alegre, Recife e Campinas, onde empresas locais mostraram seus cases de sucesso.

Desde 1982, o Prêmio ECO já mobilizou 2.064 companhias brasileiras e multinacionais. Elas foram responsáveis pela inscrição de 2.563 projetos, sendo que 225 deles foram reconhecidos. Em 2008, o ECO passou a ser uma realização conjunta da Amcham e do jornal Valor Econômico.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Na edição de 2011, o Prêmio ECO foi dividido em duas modalidades, que serão mantidas em 2012. A primeira delas reconhece a incorporação da sustentabilidade na gestão da empresa, e foi batizada de Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade (Elis).

A outra modalidade foi chamada de Práticas de Sustentabilidade, e se subdividiu nas categorias Sustentabilidade em Produtos e ou Serviços e Sustentabilidade em Processos.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

Em 2011, foram selecionados 12 trabalhos, vindos de 108 projetos de 85 empresas. Dessas, 22 eram pequenas e médias empresas, responsáveis por 24 projetos, enquanto 63 companhias de grande porte inscreveram 84 trabalhos. As inscrições aumentaram 32% em relação a 2010, impulsionadas também pelo esforço de divulgação em nível nacional que envolveu todas as regionais da Amcham.

registrado em: