Próximos dez anos serão de avanço em inovação em práticas de sustentabilidade no Brasil

por giovanna publicado 06/10/2011 15h48, última modificação 06/10/2011 15h48
Curitiba – Quem diz é a diretora da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, para quem esse processo ainda está em estágio inicial entre as empresas no País
p1040646.jpg

Na avaliação de Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a próxima década será marcada por importante evolução no País em termos de inovações em práticas de sustentabilidade, que ainda se encontram em estagio inicial.

“No Brasil, ainda não há um resultado tão perceptível de inovação em decorrência de práticas sustentáveis, mas acredito que nos próximos dez anos teremos muito mais exemplos”, afirmou Malu, que participou do Encontro de Mulheres da Amcham-Curitiba nesta quinta-feira (06/10).

A executiva destacou a importância de as empresas enxergarem a sustentabilidade como negócio, como oportunidade. Para alcançarem esse objetivo, costumam passar por algumas etapas evolutivas, partindo da percepção de tendência, procedendo à aplicação de práticas operacionais sustentáveis para aumentar a eficiência no consumo e, por fim, integrando a sustentabilidade ao funcionamento corporativo.

“A verdadeira prática sustentável empresarial deve deixar um legado permanente para a sociedade”, disse a palestrante.

Prêmio ECO

A Amcham conta com o mais tradicional prêmio do País na área de sustentabilidade. Em 2011, na sua 29ª edição, o Prêmio ECO tem como tema ‘Empresas, Inovação e Sustentabilidade’.

“Queremos capturar casos empresariais inovadores produzidos por novas ideias, conceitos e formas de fazer negócios”, comenta Daniela Aiach, gerente de Eventos Corporativos da Amcham e responsável pelo Prêmio ECO. “A edição deste ano reconhecerá a estratégia e a liderança das empresas e também as práticas empresariais de sustentabilidade.”

São duas as modalidades de projetos inscritos: Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade (Elis), que se relaciona a modelos de negócios e estratégias mais amplas da empresa que incorporam o tema, e Práticas de Sustentabilidade, subdividida nas categorias Sustentabilidade em Produtos e ou Serviços e Sustentabilidade em Processos. A cerimônia de premiação está prevista para dezembro.

Os trabalhos atualmente se encontram em julgamento e a cerimônia de reconhecimento dos ganhadores está prevista para dezembro.

 

registrado em: