TerraCycle: Todo desperdício deve ser superado

publicado 09/12/2016 12h24, última modificação 09/12/2016 12h24
Empresa desenvolve projeto de reaproveitamento de resíduos de difícil reciclabilidade
terracycle-4311.html

Reconhecendo o valor do lixo e transformando resíduos em matéria-prima para novos produtos, a TerraCycle, multinacional do setor de reciclagem e presente em mais de 21 países, conquistou o Prêmio ECO 2016 da Amcham, que elege os melhores casos de sustentabilidade do mercado.

A empresa encontrou nos objetos de difícil reciclabilidade (esponjas de limpeza, escovas de dente, tubos e frascos de maquiagem, canetas e lápis), um mercado ainda pouco explorado e muito lucrativo. Desde 2001 vem trabalhando nesse segmento e hoje é a líder mundial na área.

Diariamente toneladas de resíduos com materiais valiosos são despejados em lixões e aterros sanitários sem qualquer tipo de preocupação. Esses descartes apresentam alto potencial para fabricação de novos produtos, mas são desperdiçados pelo descarte de forma inadequada, impactando gravemente o ecossistema e a saúde pública.

Para superar o desperdício e contribuir com o meio ambiente, a TerraCycle desenvolveu programas de coleta, onde qualquer pessoa ou instituição pode dar um novo destino ao seu lixo, só é preciso acessar o site da empresa e se cadastrar em algum dos projetos.

No Programa Nacional de Reciclagem, por exemplo, as pessoas podem encaminhar tubos, frasco, esponjas e escovas gratuitamente para a empresa. Cada objeto coletado equivale a uma quantidade de pontos que são revertidos em dinheiro, - R$ 0,02 por embalagem. O montante arrecadado é repassado para instituições de caridades em todo o Brasil.

O impacto dessa iniciativa, de acordo com informações da empresa, resultou na coleta de mais de 250 milhões resíduos, que foram reinseridos na cadeia de fabricação de novos produtos, como pallets - resina plástica que é vendida e utilizada como matéria-prima para objetos como bancos, lixeiras, etc. Além disso, mais de 60 milhões de pessoas já colaboraram com os projetos, arrecadando cerca de 15 milhões de reais, doados para escolas e instituições sem fins lucrativos.

registrado em: