Tetra Pak vence Prêmio ECO ao incorporar sustentabilidade e incentivar reciclagem

por lays_shiromaru — publicado 03/12/2014 13h34, última modificação 03/12/2014 13h34
São Paulo – Desenvolvimento sustentável vem através de metas de desempenho ambiental, econômico e social
fernando-von-zuben-3063.html

A Tetra Pak foi contemplada com o Prêmio ECO 2014, na modalidade ELIS (Estratégia, Liderança e Inovação para a Sustentabilidade), pela inclusão da sustentabilidade nas estratégias de negócio ao desenvolver ações para engajar colaboradores e clientes na causa e atuar na cadeia de reciclagem. A empresa foi contemplada na edição anterior, na mesma categoria.

Fernando von Zuben, diretor de Sustentabilidade da companhia, diz que a remuneração variável dos colaboradores é composta por 20% dos resultados das metas gerais da Tetra Pak, o que inclui desempenho ambiental, econômico e social. “Dessa maneira, todos são incentivados a trabalhar pelo desenvolvimento sustentável da empresa”, explica.

De acordo com ele, a companhia acredita que seu sucesso também está diretamente relacionado ao de seus clientes. “Oferecemos assessoria técnica, mercadológica, ambiental e de comunicação aos clientes, prezando relações de longo prazo”, conta.

Cadeia de reciclagem

Desde junho de 2008, todas as embalagens produzidas pela Tetra Pak são certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council) e 75% da composição delas são de fonte renovável. “Das 13,2 bilhões de embalagens comercializadas nesse ano, aproximadamente 32% foram recicladas”, conta Zuben.

Apesar de não parecer um número grande, a taxa de reciclagem da produção é crescente e dobrou nos últimos 10 anos, segundo o diretor de Sustentabilidade da Tetra Pak.

Para ele, o gargalo da cadeia ainda está na coleta seletiva, por isso a empresa investe em ações de estímulo à reciclagem, como a capacitação de cooperativas de catadores. O projeto Cuidando do Futuro, lançado pela Tetra Pak em junho desse ano, propõe a formação de líderes que possam gerir de forma sustentável as cooperativas de triagem de materiais recicláveis do país.

Zuben destaca também que a Tetra Pak cedeu, em 2014, 60 novos equipamentos – centrífugas para secagem da matéria-prima nas indústrias recicladoras, prensas e balanças – para as cooperativas aprimorarem seu trabalho. “Buscamos minimizar riscos para todas as partes e desenvolver processos mais eficientes e ambientalmente responsáveis”, diz.

Além de apoiar mais de 240 pontos de entrega voluntária, a empresa disponibiliza a localização de mais de cinco mil pontos que recebem materiais recicláveis no site Rota da Reciclagem.

Educação ambiental para comunidade

Outra ação da Tetra Pak para impulsionar as taxas de coleta seletiva foi o desenvolvimento de programas itinerantes de educação ambiental. Por meio deles, a companhia leva às escolas públicas brasileiras informações sobre a importância do meio ambiente e quais medidas podem ser tomadas no dia a dia para colaborar com a preservação.

De acordo com Zuben, os programas (Re)ciclo de Cinema, Palco da Reciclagem e Cena Ambiental promoveram a exibição gratuita de peças de teatro e de filmes em 500 cidades de 26 estados e no Distrito Federal. “Foram realizados em mais de 1500 instituições de ensino, para cerca de 600 mil crianças”, relata.

registrado em: