Negócios à prova de futuro: entenda como desenhar uma cultura que faça uma organização sobreviver na nova realidade

publicado 06/10/2020 15h00, última modificação 09/10/2020 13h05
Recife – Criar estratégias flexíveis, testar de forma articulada e econômica e manter vivo os valores da companhia no dia a dia são as bases dessa transformação
"Quem lidera mercado é quem está sendo liderado por seu cliente_, diz o Fundador da Digital Strategy e Presidente do Conselho de Administração do Porto Digital.jpg

"Quem lidera mercado é quem está sendo liderado por seu cliente", diz o Fundador da Digital Strategy e Presidente do Conselho de Administração do Porto Digital

A transformação digital não é sobre tecnologia, não substitui o analógico e não demanda mudanças radicais – isso é o que acredita Silvio Meira, Fundador da Digital Strategy e Presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, que esteve presente do encerramento do PE Avança no dia 30/09. De acordo com ele, o processo é sobre clientes e demanda, e, acima de tudo, redesenhar a cultura da organização para clientes, times e empresas no futuro.  

“Quem quiser sobreviver, precisa prestar atenção: mercados, empresas, times e pessoas não estão mais na transição do físico para o digital. O que está acontecendo é uma transição do físico para uma articulação do físico, habilitado e aumentado pelo digital”, avalia. É o que ele chama de ‘figital’, um movimento que une e integra o melhor dos mundos e transforma o digital no ponto de entrada para que todos conheçam o negócio.  

Além de focar em inovação, Karina Lima, Vice-Presidente Brasil da Salesforce considera essencial manter os valores da empresa vivos no dia dia para surfar nas ondas da nova realidade. Não é de hoje que os consumidores cobram cada vez mais coerência entre o propósito e a atuação efetiva de uma companhia, especialmente quando o assunto é diversidade e sustentabilidade. “Há um tempo atrás, todos tinham missão, visão e valores plantados nas paredes. A pandemia nos mostrou que nossos valores precisam permear toda a corporação”, afirma Lima.

 

NEGÓCIOS À PROVA DE FUTURO 

Não é novidade que a crise acelerou a transformação digital em muitas empresas em tempo recorde. Mas, para ter bons resultados nesse processo e conseguir, efetivamente, ganhar eficiência, a empresa precisa saber aproveitar as oportunidades de mudança para criar negócios à prova de futuro.  

Colocar ideias novas em prática é crucial, porém, a inovação por si só não sustenta nada. “Quem lidera mercado é quem está sendo liderado por seu cliente. É por isso que as organizações precisam desenvolver estratégias emergentes – capturadas da avaliação do mercado – e flexíveis – porque tudo muda o tempo todo”, diz Meira.

Em tese, todo líder acha que seu negócio é inovador – comprovar essa afirmação não é tão fácil quanto parece. Para confirmar o grau de sucesso de determinada iniciativa, o Professor extraordinário da CESAR School aponta a importância de desenvolver uma cultura de teste estruturada, baseada em uma estratégia mínima e econômica.

 

SOBRE O PE AVANÇA  

O PE AVANÇA é uma iniciativa realizada por nós no Recife desde 2017. O objetivo do projeto é apresentar o estado de Pernambuco como um polo de inovação e atração de investimentos. Em edições passadas, no formato de evento presencial, reunimos mais de 1.500 executivos do Recife e de outras cidades do Brasil para conhecerem o ecossistema de inovação do Porto Digital, oferecemos mentorias para startups e tratamos sobre formatos de investimentos no estado. Veja os conteúdos exclusivos do projeto aqui.

registrado em: , ,