Gestão 2021: os aprendizados mais importantes do ano

“Quando se tem melhor qualidade de vida se entrega mais resultados”, avalia Guilherme Benchimol
A edição nordeste entre os dias 24/11 e 27/11 fechou com chave de ouro a turnê do CEO Fórum 2020. O aprendizado principal foi que é preciso lembrar de dar mais valor aos maiores ativos das organizações: as pessoas, lembrando sempre de fazer com que as empresas sejam ambientes inspiradores.
Como dizia Caetano Veloso: “gente é para brilhar” - nas organizações, não deve ser diferente. Para Eduardo Lima, Country Manager da LonAgro Angola, a crise veio comprovar que o sucesso de uma empresa são as suas pessoas. São elas que mantêm a cultura empresarial dinâmica, são a rede que fortalece a estrutura organizacional e a força que gera resultados. Paula Paschoal, Diretora Geral na PayPal, concorda e acredita que o protagonismo humano deve se estender ao relacionamento com os clientes: "Quando colocamos as pessoas no centro das decisões desempenhamos um papel melhor".
Mesmo com o avanço de novas tecnologias e automação, Pedro Almeida, Sócio-Diretor do Grupo Case, acredita que o fator humano é insubstituível. Para ele, a tecnologia está ligada à mudança de hábitos e a uma mudança positiva de cultura nos negócios. “O grande segredo para resolvermos o dilema de como transformar dados em informação é a curadoria humana e essa não se substitui”, afirma.
POR DENTRO E POR FORA
A crise mostrou também as pessoas não brilham apenas dentro dos escritórios, mas também em casa. A XP, por exemplo, teve resultados tão eficazes com a equipe em home office que está lançando a Vila XP, um novo ambiente de trabalho que, segundo o CEO da gestora de investimentos Guilherme Benchimol, servirá como um ponto de encontro de negócios. Ainda assim, a empresa dará prioridade para o home office e incentivará os colaboradores a trabalharem cada vez mais de casa mesmo quando a pandemia acabar. "A Vila XP vai ser uma sede muito mais para inspirar os times do que qualquer outra coisa", afirma o executivo.
Isso porque percebeu-se que é possível ter uma vida corporativa mais saudável trabalhando de forma descentralizada. Além disso, Guilherme comenta que o processo de bater ponto carrega muitas ineficiências e que os funcionários conseguem trabalhar melhor de onde quiserem. “Quando se tem melhor qualidade de vida se entrega mais resultados”, avalia, acrescentando que acredita que a Vila XP trará também mais liberdade e uma matriz de custo muito mais eficiente para a empresa.
Outra questão que acendeu durante a crise foi a equidade entre gêneros. A PayPal já conta com políticas que garantem os direitos das mulheres, como salários iguais quando se trata do mesmo cargo. Entretanto, o ambiente empresarial ainda está muito longe de ser tão ideal para as mulheres como é para homens. "É inaceitável que ainda existam diferenças por gênero no mundo corporativo", finaliza Paula Paschoal, Diretora Geral na PayPal.