Aceleração digital: importância, desafios e mais

publicado 01/11/2021 16h00, última modificação 15/12/2021 16h21
Veja, neste material, tudo sobre a aceleração digital. Entenda a sua importância, desafios e como utilizá-la para potencializar os negócios!
aceleracao digital.jpeg

Nos últimos meses, a aceleração digital ganhou força não somente pela crise, mas também pela necessidade de fornecer um ambiente on-line qualificado e que atendesse a todas as demandas. Por conseguinte, as empresas precisaram se adequar a essa nova realidade que exigiu significativas mudanças com vistas à superação dos desafios impostos pela quarentena.

Nesse contexto, vamos abordar alguns fatores relacionados à aceleração digital e a importância do uso estratégico da tecnologia para o sucesso dos empreendimentos.

O que é aceleração digital?

Em linhas gerais, pode-se afirmar que a aceleração digital é uma oportunidade de explorar os recursos tecnológicos para impulsionar o crescimento da empresa. Desse modo, esse mecanismo é uma ótima alternativa para testar novos modelos, produtos e fortalecer a imagem da instituição perante a concorrência.

Nesse cenário, a gestão que não apostar em inovação para conquistar e fidelizar seus clientes, certamente ficará para trás. Com o avanço da tecnologia e a maior disponibilidade das ferramentas tecnológicas é possível focar em interações mais estratégicas e oferecer mais qualidade no atendimento, bem como em produtos e serviços. 

Qual a sua importância?

Assim como os diferentes nichos de negócios, o setor industrial também percebeu os impactos do isolamento social. Com isso, as indústrias focadas em tecnologia viram seus projetos ganharem uma dimensão muito maior em termos de escalabilidade competitiva. Porém, muitas dessas mudanças poderiam ter levado anos para acontecer, se fosse em um cenário anterior à pandemia do novo coronavirus.

Isso porque, desde o início da quarentena, o interesse das empresas por iniciativas focadas em transformação digital foi cada vez maior independentemente do tamanho e do perfil da organização. A necessidade de cumprir as exigências com vistas ao controle da doença trouxe status de urgência em relação aos investimentos em tecnologia e inovação dos ambientes.

Portanto, um dos pontos mais relevantes está relacionado à aceleração digital e às lições aprendidas com a Covid-19. Sem dúvida, a adesão às inovações da tecnologia nas empresas e escolas, por exemplo, foi essencial à adequação dos protocolos sanitários e à manutenção dos negócios.

Como funciona a aceleração digital?

Mesmo que o cenário da Covid-19 tenha influenciado a transformação digital, a adesão a essas estratégias não deve ser focada nesse motivo. Ou seja, para atingir o sucesso, tais mudanças devem ser pautadas em ações de melhoria da experiência do cliente e não simplesmente na pandemia.

A adequação a esse modelo acelerador digital de negócios ajuda a gestão a gerenciar os desafios resultantes das fragilidades causadas por esse período. Assim sendo, essa inovação centrada nos benefícios da aceleração digital pode ser um divisor de águas para a sustentabilidade em meio à crise.

Independentemente da área de negócio, para que esse processo de digitalização funcione, o cliente precisa estar no centro. Afinal, o consumidor moderno está cada vez mais exigente e alinhado às novidades tecnológicas. Por tal razão, ele espera encontrar as soluções que precisa e ser atendido com excelência em diversos canais. 

Obviamente, isso inclui o ambiente online. Por isso, oferecer um atendimento diferenciado por meio de um processo de comunicação eficaz é essencial ao bom funcionamento dos serviços digitais. Ademais, a aceleração digital é a oportunidade para aproximar cliente e empresa no nível necessário à manutenção da sustentabilidade dos negócios.

Quais são seus desafios?

Em primeiro lugar, o alcance dos benefícios proporcionados pela aceleração digital depende de uma gestão alinhada aos princípios e à missão da empresa. Nesse sentido, alguns aspectos são primordiais para o sucesso dessa investida. Veja quais são!

Treinamento das equipes

A gestão precisa motivar as equipes e incentivar a adesão às propostas de inovação digital. Trabalhar com líderes e colaboradores engajados pode ser o caminho mais seguro na conquista do sucesso em todas as etapas de adequação à transformação digital.

Nesse contexto, o investimento em treinamento e capacitação das equipes é parte importante do processo de implantação dessa cultura digital. Quando os funcionários percebem que a empresa investe neles, o resultado mais provável é a melhoria da produtividade e a valorização da oportunidade de crescimento e de desenvolvimento da carreira.

Investir na experiência do cliente

Definir e cultivar uma visão centrada na melhoria contínua da experiência do cliente é um dos fatores decisivos para o alcance das metas mais desafiadoras. Certamente, a implantação dessas mudanças somente será positiva se o cliente for o alvo de todos os processos de qualificação dos serviços. 

Utilizar métricas

O uso de métricas é essencial para avaliar o que está dando certo e o que precisa ser mudado para atingir os objetivos mais relevantes. Dessa forma, a liderança precisa desenvolver habilidades para perceber as falhas que exigem avaliações mais criteriosas. Nesse processo de adesão à aceleração digital, a gestão deve ter clareza suficiente do que é preciso alinhar para atingir o sucesso.

Como explorar esses recursos para o crescimento dos negócios?

Para atingir as metas mais relevantes para a aceleração digital, manter as equipes unidas e centradas na missão do negócio é essencial. Outros fatores importantes são: ser claro desde o princípio, apresentar as propostas com objetividade e destacar as vantagens que a aceleração digital representa. 

Também é necessário saber aonde se quer chegar e quais são as estratégias mais eficazes para a adequação de um modelo favorável ao crescimento da organização. Por isso, estimular o envolvimento dos colaboradores e de todos os membros que integram a liderança faz toda a diferença para que essa transformação seja mais estruturada e consistente.

Além do mais, também é importante manter o dinamismo, a motivação e a agilidade em todas as etapas de implantação das mudanças. Considerar, ainda, questões como a avaliação dos eventuais riscos do projeto e participar de eventos da área é essencial ao alcance de resultados mais positivos.

Por esse motivo, estamos à frente do Amcham Lab, uma das principais comunidades de Inovação Aberta do país. Conectamos grandes empresas como o Citi, P&G e Gerdau, com startups e ecossistemas de inovação com capacidade de acelerar sua transformação digital e até desenvolver projetos pontuais de inovação.

Gostou deste conteúdo? Conheça o Amcham Lab!