100 anos da Amcham Brasil: o passo a passo do coquetel centenário da maior Câmara do mundo

publicado 12/04/2019 15h02, última modificação 07/05/2019 13h44
São Paulo - Na cerimônia foram lembrados fatores importantes do passado e celebradas as expectativas para o futuro
Coquetel Amcham 100 Anos.jpg

Coquetel Amcham 100 Anos no Teatro Santander

Nosso novo Conselho Administrativo tomou posse na noite desta quarta-feira (10) em um evento com a presença de mais de mil executivos. Durante a cerimônia, estiveram presente o governador de São Paulo, João Doria; a CEO da Amcham Brasil, Deborah Vieitas, e o do novo residente do nosso Conselho Administrativo, Luiz Pretti, que também comanda a Cargill do Brasil.

Primeiro a subir ao palco, o presidente do conselho, empossado este ano, lembrou o propósito pelo qual existimos. “Nos últimos 100 anos, a Amcham se tornou o principal ponto de encontro entre empresas em prol da melhoria do ambiente de negócios”, afirmou o executivo. Ele mencionou, ainda, o nosso comprometimento com a retomada da economia do País: “Vamos utilizar todas as nossas forças em prol do crescimento responsável e sustentável do Brasil.”

Logo em seguida, foi a vez de Deborah discursar. Primeira mulher a assumir o comando da Amcham, ela citou algumas das nossas inúmeras realizações ao longo desses 100 anos. “No início dos anos 90, por exemplo, criamos o primeiro provedor corporativo de internet do Brasil, ofertando à época o inédito serviço de conexão à web aos associados e ao público em geral”, mencionou.

Ao fim do discurso, Deborah chamou Pretti ao palco para juntos entregarem o prêmio Spirit of Amcham ao ex-presidente do Conselho Hélio Magalhães, eleito pelos seus pares como o que mais se destacou em sua atuação no Conselho. Magalhães agradeceu e comentou sobre a experiência adquirida no cargo: “Certamente ganhei mais do que consegui dar à Câmara.”

O governador João Doria dirigiu-se ao palco por volta das 21 horas e fez questão de frisar o desempenho liberal durante sua gestão. O estadista também fez um apelo ao público em relação à Reforma da Previdência. “Usem a força que vocês têm, individual ou corporativa, para falar com os parlamentares, deputados e senadores que são seus amigos (...) e pedir que votem pela Reforma da Previdência”, indagou.

O penúltimo momento da celebração foi um painel de conversa mediado pelo jornalista e apresentador da Globo César Tralli com a presença de Bernardo Pinto Paiva, CEO da Ambev, Guilherme Peirão Leal, co-presidente do Conselho de Administração da Natura,

e André Gerdau Johannpeter, vice-presidente do Conselho da Gerdau. Eles discutiram sobre o papel transformador das empresas e os desafios e expectativas para os próximos anos.

Para finalizar a noite, a cantora Luiza Possi subiu ao palco e animou a plateia com canções famosas como Aquarela do Brasil, originalmente cantada na voz de Caetano Veloso, Gilberto Gil e João Gilberto.