Amcham expande presença nacional e lança 14ª unidade regional: Fortaleza

publicado 23/04/2014 14h30, última modificação 23/04/2014 14h30
Fortaleza – Novo escritório da entidade foi anunciado, na quarta (23/04), em almoço com empresários locais e da embaixadora dos EUA no Brasil
fortaleza-foto01.jpg-8174.html

Maior Câmara Americana de Comércio, entre as 114 existentes fora dos Estados Unidos, a Amcham-Brasil anunciou hoje (23/04) a criação da sua 14ª regional, em Fortaleza (Ceará), expandindo suas atividades nacionais.

Para compartilhar a novidade com o mercado local, a entidade promoveu almoço com grupo de empresários, o CEO da Amcham-Brasil, Gabriel Rico, e a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde. O encontro aconteceu Hotel Gran Marquise Fortaleza e reuniu platéia de 40 executivos locais e autoridades. 

Amcham-Fortaleza

 O 14º escritório da Amcham abre as portas para oferecer produtos e serviços que contribuam para a ampliação da competitividade e dos negócios das empresas cearenses. A Câmara Americana é hoje a maior entidade não-sindical empresarial do país, com cerca de 5 mil empresas associadas.

“Fortaleza conta com uma economia em crescimento e com empresas maduras e competitivas nos mercados nacional e internacional. Vamos atuar gerando intercâmbio de boas práticas corporativas, tendências de mercado e atração de investimentos para o Ceará”, detalhou Gabriel Rico.

De acordo com a embaixadora dos EUA, Liliana Ayalde, a abertura da Amcham-Fortaleza representa um novo patamar nas relações comerciais EUA-Ceará. "Também queremos contribuir para o crescimento do Estado e, em especial, em áreas como educação, tecnologia e infraestrutura", disse Liliana Ayalde, durante o lançamento da Amcham-Fortaleza.

O escritório da Amcham em Fortaleza ficará no centro empresarial Centurion Business Center, no bairro Aldeota, e será inaugurado em maio com evento para a comunidade empresarial local. 

Agenda de atividades 

A Amcham-Fortaleza promoverá uma agenda diversificada de comitês e eventos, como o CEO Fórum, encontro que reúne altos executivos para debater tendências de negócios. A nova regional terá também um calendário intenso de comitês, fóruns de discussão mensal entre executivos do mesmo nível ou segmento de atuação. Já estão previstas atividades dos comitês de Gestão de Pessoas e Business Affairs.

 O dinamismo econômico do estado foi um dos fatores determinantes para a decisão da Amcham de abrir um escritório na região. O Ceará é atualmente o décimo terceiro mais rico do país, sendo o terceiro mais rico da região. A expectativa é que o estado cresça ao menos 4,5% este ano, segundo dados do Governo do Estado do Ceará. 

A Amcham conta atualmente com dois escritórios regionais no Nordeste: um em Recife, com 500 empresas associadas e 15 de anos de atuação; e outro em Salvador, com 120 companhias sócias e 5 anos de atividade.

Relação Estados Unidos-Ceará

A chegada da Amcham no Ceará também focará na intensificação das relações comerciais com os Estados Unidos. Hoje, o país americano é o principal destino das exportações do Ceará.

Em 2013, o valor das exportações para os Estados Unidos atingiu o total de US$ 259.506.646. Entre os principais produtos exportados: calçados (25,3%);  castanha de caju (17,1%); sucos de frutas (12,1%).

A embaixadora Liliana Ayalde afirmou que há potenciais parcerias nos setores agrícola e de energias renováveis. Além da chegada da Amcham, a aproximação bilateral do estado com a economia americana ganhará o reforço de novo voo comercial regular. Em maio, a companhia área Tam começa a oferecer voos de Fortaleza para Miami.

registrado em: