Amcham Brasil representará a sociedade civil em reuniões sobre propriedade intelectual do governo federal

publicado 05/07/2021 12h16, última modificação 05/07/2021 12h22
Decisão reconhece nossa contribuição para o aprimoramento do sistema de PI do Brasil; entenda nossa atuação nesta temática
propriedade intelectual no brasil.jpeg

Fomos selecionados pelo governo federal como uma das dez instituições representativas da sociedade civil que participarão das reuniões do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI).

“A decisão reconhece a contribuição da Amcham para o aprimoramento do sistema de propriedade intelectual no Brasil e nos permitirá continuar apoiando efetivamente ações para a melhoria do nosso ambiente de negócios”, destacou Abrão Neto, nosso Vice Presidente Executivo. A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Resolução GIPI/ME Nº 1, e pode ser consultada aqui.

O GIPI, presidido pelo Ministério da Economia, tem como escopo propor ações e coordenar a atuação do governo federal no tema de propriedade intelectual. Entre suas atribuições, estão a de tratar do ambiente de negócios, competitividade e retorno de investimento relacionados à propriedade intelectual, bem como implementar a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), na busca por um sistema de propriedade intelectual efetivo para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do País.

O GIPI também é composto por representantes da Casa Civil, da Secretaria-Geral da Presidência da República e dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Cidadania; Justiça e Segurança Pública; Relações Exteriores; Saúde; e Meio Ambiente.

Para saber mais e participar das nossas iniciativas no tema de propriedade intelectual,

Veja também a última pesquisa que fizemos com o IBOPE sobre a percepção do setor privado brasileiro sobre os serviços prestados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).