Amcham e Unidos pela Vacina solicitam apoio emergencial para acesso a vacinas disponíveis nos Estados Unidos

publicado 29/03/2021 10h58, última modificação 29/03/2021 10h58
Carta enviada à autoridades americanas reforça importância da cooperação bilateral entre países no pior estágio da pandemia
Unidos pela vacina Amcham.jpeg

Com o objetivo de viabilizar o acesso emergencial do governo brasileiro aos excedentes de vacina disponíveis nos Estados Unidos, nós, junto ao movimento Unidos Pela Vacina, entregamos uma carta conjunta direcionada às autoridades americanas engajadas no tema bilateralmente em março.   

Nas comunicações emitidas ao Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd C. Chapman, e ao Congressista democrata Gregory Meeks, líder do Comitê de Relações Exteriores da Câmara de Deputados, o movimento liderado pela executiva Luiza Helena Trajano e por nós reforçou a importância da cooperação bilateral, especialmente, “no momento em que atravessamos o pior estágio da pandemia já vivido no Brasil, a intensificação dessas parcerias é, portanto, vital’, afirma trecho da mensagem enviada recentemente.

"Os volumes e cronogramas de entrega de vacinas ao Brasil confirmados até o momento são insuficientes para a superação no curto prazo da grave crise sanitária que o país enfrenta. Nesse sentido, a consideração pelo governo dos Estados Unidos sobre a possibilidade de ceder, em caráter de emergência, excedentes de vacinas para o Brasil, seria inestimável", destacam as entidades em outro momento da mensagem.  

Na comunicação, reforçamos a crença que só a vacinação em massa poderá conter a evolução avassaladora da doença e que seu objetivo é o de colaborar com o processo de imunização da população brasileira, facilitando o acesso das secretarias de saúde estaduais e municipais a todos os insumos necessários ao processo de vacinação, desde logística, equipamentos e outros.   

 

PARCERIA COM OS ESTADOS UNIDOS  

A carta também destaca que o governo dos Estados Unidos tem sido um importante aliado do Brasil no esforço para combater o vírus, inclusive por meio de generosas doações financeiras e de produtos de saúde. As empresas americanas também vêm demonstrando um alto grau de comprometimento social em sua atuação no país.  

Por último, a mensagem reforça “a gratidão de cada um dos cidadãos brasileiros que poderão ser beneficiados por essa contribuição de caráter humanitário”, solicitando o diálogo e o compartilhamento da necessidade emergencial com as demais autoridades americanas engajadas no tema ou na causa.  

 

DOAÇÕES JÁ REALIZADAS POR ASSOCIADOS AMCHAM NO COMBATE À PANDEMIA 

Através do Movimento SOMA, mapeamos mais de R$ 415 milhões em doações do governo e do setor privado dos Estados Unidos para uma série de iniciativas, incluindo doação de equipamentos de saúde, alimentos, produtos de higiene e proteção individual, além de projetos de apoio a empreendedores, inteligência artificial e combate à desinformação. No total, as ações de enfrentamento da pandemia com impacto social realizadas por nossos associados desde março de 2020 superaram a marca de R$ 850 milhões.

 

UNIDOS PELA VACINA + AMCHAM 

Tornar viável vacinar todos os brasileiros até setembro de 2021 – este é o propósito nos uniu ao movimento Unidos Pela Vacina. Apartidária, a iniciativa que reúne empresários, líderes comunitários, entidades representativas e profissionais liberais e da saúde, busca contribuir para atender a demandas do poder público que permitam avançar com maior celeridade no processo de imunização da população brasileira. 

As empresas interessadas podem contribuir por meio da plataforma de parcerias do Unidos pela Vacina, que permite identificar e atender diretamente as demandas de bens e serviços apresentadas pelas secretarias de saúde. O movimento não recebe ou opera diretamente as doações, mas facilita a formação de parcerias entre a iniciativa privada e o setor público. 

Em 24/03, reunimos o empresariado do Paraná e os representantes do Unidos pela Vacina, Regina Arns e Artur Grynbaum, para detalhar as formas de colaboração possíveis.

Assista aqui como acessar a plataforma de parcerias e faça o cadastro da sua empresa para participar pelo site oficial. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail: [email protected]. Descubra como engajar seu negócio nos links disponíveis no Instagram do Unidos Pela Vacina ou pelo site.