Nova edição do AmchamNews e informação de que Brasil segue fora de lista americana de maiores violadores de propriedade intelectual movimentaram esta semana

por marcel_gugoni — publicado 04/05/2012 13h36, última modificação 04/05/2012 13h36
São Paulo – Reveja o que foi notícia na Amcham; debates sobre design thinking e rumos da aviação do País também estiveram na agenda.

O Brasil avança na luta contra a pirataria e segue fora da lista americana de países sob observação prioritária no que toca a violações à propriedade intelectual, a chamada Priority Watch List no relatório da seção 301 do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês).

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

O Brasil aparece ao lado de outros 25 países, como os latino-americanos México e Colômbia e os europeus Noruega, Itália e Finlândia. São nações que merecem atenção, mas não estão sujeitas a ações dos EUA. A lista prioritária, sujeita a sanções, tem 13 economias listadas: Argélia, Argentina, Canadá, Chile, China, Índia, Indonésia, Israel, Paquistão, Rússia, Tailândia, Ucrânia e Venezuela.

A Amcham contribuiu para esse bom resultado para o Brasil, ao enviar carta ao USTR em que indica os progressos nacionais no campo de respeito à propriedade intelectual e combate à pirataria, assim como o trabalho que a entidade tem realizado à frente do Projeto Escola Legal e por meio de sua força-tarefa de Propriedade Intelectual – incluindo acordo de cooperação com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Na carta ao USTR, a Amcham destaca que “há um claro avanço nesta área, que pode ser observado pelos esforços do governo para colaborar com o setor privado, com a melhora contínua de mecanismos e processos e com programas antipirataria”.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

A edição de abril do AmchamNews saiu do forno e também teve destaque nesta semana. Entre os principais temas tratados há o momento histórico das relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, com uma análise do encontro dos presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama em Washington em abril, e de outras reuniões entre autoridades e empresários dos dois países que se seguiram ao encontro dos dois chefes de Estado.

Clique aqui para ler a edição completa da AmchamNews de abril 

Comitês temáticos

Na agenda de competitividade, o comitê estratégico de Gestão de Pessoas debateu uma nova abordagem de agregar valor e encontrar soluções por uma ótica mais empática que une pensamento analítico e intuitivo, visando a atingir o melhor resultado para o consumidor final, sem perder de vista a viabilidade operacional e o retorno financeiro do negócio. Esse método é conhecido como Design Thinking, e se baseia em criatividade e inovação para conquistar a lealdade tanto das gerações mais novas como das demais.

Elisa Furusho, diretora de RH da Linx, afirma que por meio desse conceito, busca-se descobrir novas soluções e produtos observando o comportamento do cliente, interpretando pesquisas e reuniões com grupos focais e testando ideias e protótipos. “A aplicação dos conceitos de Design Thinking para os problemas da sociedade tem sido foco dos mais ambiciosos designers e empreendedores do mundo. As pessoas buscam cada vez mais encontrar sentido e conexão naquilo que fazem.”

Outro dos assuntos debatidos foi o rumo da aviação brasileira neste ano e como a Gol, vice-líder de mercado, está se estruturando para se adaptar ao mercado. A avaliação de Leonardo Pereira, vice-presidente executivo e CFO (chief financial officer) do Grupo Gol, é de que esse mercado caminha para a redução de custos em geral. A Gol, por sua vez, quer se tornar uma companhia de baixíssimo custo.

“A Gol tem trabalhado muito no custo unitário dela. Na indústria da aviação, atualmente, é fundamental ter um custo unitário cada vez menor”, afirmou. “Todas as empresas que vão fazer sucesso daqui a cinco anos são aquelas que hoje trabalham sua parte de custos. A WebJet [comprada pela Gol em 2011] já vem fazendo isso para se tornar uma empresa ultra-low-cost. Mas esse é o caminho da aviação como um todo.” 

Reveja as principais notícias da Amcham na semana:

04/05 Atrasos nas obras da Copa e Olimpíadas ainda não comprometem planos de investimento em marketing esportivo, aponta pesquisa da Amcham

04/05 Design Thinking nas empresas estimula inovação, espírito de equipe e motivação

04/05 Em São Paulo, agências de viagem já encontram dificuldades para reservar locais de hospedagem dois anos antes da Copa

03/05 Ultra low-cost é caminho da Gol e da aviação como um todo, afirma executivo da companhia

03/05 Além de capacitação e retenção de profissionais, empresas enfrentam desafios como mercados de trabalho aquecido e transmissão da cultura organizacional

03/05 Além de capacitação e retenção de profissionais, empresas enfrentam desafios como mercados de trabalho aquecido e transmissão da cultura organizacional

03/05 Amcham lança guia How To Invest in Paraná em Curitiba

02/05 Estados Unidos deixam Brasil fora de lista de maiores violadores da propriedade intelectual

02/05 AmchamNews de abril destaca momento histórico da relação Brasil-EUA

02/05 Confiança é o que explica fidelização do cliente, avalia especialista em coaching

02/05 Empresas recorrem a conceitos de jogos para divulgar produtos e aprofundar relacionamento com consumidores de forma divertida

02/05 Nunca houve tantos brasileiros indo para os EUA para negócios, educação e turismo, analisa William Popp

registrado em: