Apesar de nova no Brasil, Inteligência de Mercado vem crescendo no país

por dirceu_neto — publicado 24/05/2013 11h22, última modificação 24/05/2013 11h22
Recife- Especialista destaca importância do tema para profissionais que atuam no mercado

A Inteligência de Mercado é recente no Brasil, chegou há cerca de 15 anos. Porém empresas brasileiras estão cada vez mais sensíveis à inserção do tema no mercado. É o que acredita a Especialista em Inteligência de Mercado e Gerente de Marketing da Total Combustíveis, Patrícia Siebra.

“Inteligência de Mercado é uma área muito nova no Brasil, mas as últimas pesquisas que analisam o grau de maturidade de Inteligência de Mercado nas organizações e a propensão ao produto apontam uma evolução na demanda”, afirma Patrícia, que participou do Comitê Estratégico de Gestores Comerciais realizado no dia 20/05 na Amcham-Recife.

De acordo com Patrícia Siebra, a procura está tanto para formação de equipes internas de Inteligência de Mercado, bem como, pela contratação de consultorias de Inteligência.

“A Inteligência de Mercado tem o papel de antecipar mudanças do mercado e da concorrência, descobrir novos ou potenciais competidores, transformando dados em inteligência através da construção de cenários, opções e recomendações para os decisores nos níveis estratégico, tático e operacional, que se materializam em ações e resultados”, explica.

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