Desenvolvimento profissional: saiba como aproveitar o melhor conteúdo empresarial

publicado 18/06/2020 19h26, última modificação 18/06/2020 19h35
Brasil - O isolamento social se tornou a oportunidade perfeita para aprimorar habilidades e se preparar para o novo cenário que está por vir
BANNER_DESTAQUE_800x400_02.png

Como uma verdadeira máquina do tempo, o novo coronavírus acelerou o processo de uma série de mudanças ao redor do mundo. Economia, política e relações sociais estão entre os aspectos que sofreram profundas alterações – e no mundo corporativo não foi diferente. No meio de tantas transformações, especialistas entraram em um consenso: agora, mais do que nunca, o investimento no desenvolvimento profissional deve ser constante.

Uma cultura que se preocupa com o crescimento integral da sua equipe proporciona a uma empresa uma grande vantagem competitiva frente aos concorrentes. Além de sair na frente, a empresa recebe um retorno em questões como motivação, produtividade e engajamento.

 

VANTAGEM COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS

Investir no desenvolvimento de colaboradores, por si só, já é um incentivo para que a equipe dê o seu melhor nas tarefas do dia a dia, mas não é só isso. Pessoas que recebem uma capacitação complementar para desempenhar suas funções se sentem mais confiantes para sugerir mudanças e melhorias em processos dentro da companhia. Além disso, um funcionário bem preparado impacta na produtividade de todo o setor e facilita o processo de tomada de decisão.

 

NA PRÁTICA: DO LADO DAS EMPRESAS

Para aplicar, na prática, processos de capacitação profissionais dentro de qualquer organização, o primeiro passo é definir um plano estratégico, pensando na necessidade da empresa e de cada colaborador, no equilíbrio do caixa para executar a iniciativa e nas ferramentas mais adequadas para determinada equipe.

O indicado neste momento é apostar em educação online como alternativa para continuar a capacitar suas equipes à distância, especialmente em meio à pandemia. Além de oferecer uma sensação de normalidade, as plataformas de aprendizagem no meio digital podem aumentar a aderência dos colaboradores, uma vez que há uma flexibilidade de horário maior e um fluxo constante de informações.

Na hora de implementar esse tipo de ferramenta, outra dica importante é formar multiplicadores dentro da empresa, a fim de estimular os demais funcionários e identificar possíveis gargalos na operação.

 

NA PRÁTICA: DO LADO DOS PROFISSIONAIS

Apesar de ser uma grande incentivadora da capacitação de colaboradores, a empresa não é a única responsável pelo seu desenvolvimento. Em um período de incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus, buscar novas ferramentas de aprendizado é essencial para não ficar para trás – e o isolamento social se tornou a oportunidade perfeita para aprimorar habilidades e se preparar para o novo cenário econômico e profissional que está por vir.

Mas não são só os cursos capazes de melhorar o desenvolvimento profissional de uma pessoa. Todo mundo já deve ter ouvido falar – ou até já participou – de uma live corporativa. Com a agitação do dia a dia, uma ótima oportunidade para absorver conhecimento em um curto espaço de tempo são os webinares, que facilitam também a interação entre os participantes. 

E como estar a par das melhores atividades, cursos e momentos de troca e aprendizagem profissional? No App Amcham, o usuário tem tudo isso na palma da mão. Além de permitir a inscrição em eventos exclusivos em um clique, o aplicativo dá acesso ao melhor conteúdo empresarial, com notícias sobre o mundo dos negócios e outros materiais para capacitação e desenvolvimento profissional. 

Contudo, para que o aprendizado seja efetivo, não basta apenas ouvir. É preciso trocar ideias e se colocar no radar do ecossistema para se desenvolver ainda mais. Por isso que, depois de inscrito em nossas atividades, o App Amcham permite que o usuário inicie uma conversa privada ou participe de comunidades digitais para discutir percepções com quem esteve presente no mesmo evento.

Baixe para ter o melhor conteúdo empresarial na Apple Store ou no Google Play.