Empresa que soma: Claro divulga comerciantes de bairro por meio de notificações em celulares

publicado 30/06/2020 17h31, última modificação 30/06/2020 17h31
Brasil – Iniciativa utiliza push notification com geolocalização tem o objetivo de ajudar pequenos negócios durante o coronavírus
movimento soma amcham brasil.jpg

O enfrentamento do coronavírus é um desafio que exige esforços de todos – e as empresas não ficam de fora. A nossa plataforma Soma, lançada em abril, já conta com inúmeras iniciativas importantes das organizações privadas durante esse momento. Dentre elas, o “Push do Bem”, projeto da Claro para divulgar comerciantes de bairro por meio de notificações com geolocalização.

Com o intuito de ajudar pequenos negócios durante o coronavírus, a empresa passou a enviar notificações por push baseadas em geolocalização para seus clientes com sugestões de comércios e serviços disponíveis nos bairros. Com o serviço, pequenos comércios e negócios tem a facilidade de enviar notificações com até cinco imagens de seus produtos e serviços para o público de sua região. O cliente que receber o push tem ainda a possibilidade de realizar seu pedido por ligação telefônica ou mesmo por WhatsApp.

O ‘Push do Bem’ é uma plataforma aberta e gratuita que qualquer comerciante, cliente da Claro ou não, que tenha um CNPJ ou não, pode se cadastrar e se beneficiar do serviço”, explica Roberta Godoi, diretora do segmento de Pequenas e Médias Empresas da Claro. A partir do cadastro, a Claro faz uma curadoria com o intuito de se certificar de que os produtos ou serviços ofertados estão alinhados com o propósito da ação e possuem informações e imagens suficientes para que a experiência do impactado seja positiva. Cumpridas as exigências mínimas, os negócios poderão usufruir dos benefícios da ação.

Para o empreendedor se cadastrar, é preciso acessar o site e preencher um breve formulário com dados de segmento de atuação, o CNPJ ou CPF e o site ou telefone do serviço que será divulgado. Após isso, o comerciante pode enviar as fotos que deseja incluir para a notificação que será enviada aos seus possíveis novos clientes do bairro. Vale lembrar há algumas restrições na plataforma para anunciar conteúdos que estejam relacionadas a bebidas alcoólicas, conteúdo discriminatório ou depreciativo, entre outros.

O serviço é válido para todo o Brasil e, em um primeiro momento, receberão as notificações usuários que contam com o app “#NET-CLARO-WI-FI” instalado no smartphone. Posteriormente, todos os clientes com os apps da “Minha Claro Móvel” serão impactados. A maior parcela das empresas que já acessaram a iniciativa está nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. “À medida que ampliamos a divulgação vemos claramente o crescimento da adesão de outras cidades como Brasília, Recife, Manaus, Salvador, Belém, Fortaleza, Belo Horizonte e Porto Alegre”, acrescenta Roberta.

Até o momento, cerca de 3 mil empresas já se cadastraram e mais de 1 milhão de pushs foram enviados. “Nós acreditamos que estabelecida essa conexão de quem precisa vender com quem precisa comprar geramos negócios e colaboramos para que esse segmento tenha condições de superar esse momento, e, no futuro sigam sendo um dos principais segmentos de sustentação da economia”, comenta a executiva.

 

DE MÃOS DADAS

Roberta acredita que quanto mais forças forem unidas na divulgação e acesso às informações que podem ajudar pequenas e médias empresas a superar esse momento de dificuldade e adaptação, todo o mercado será bem-sucedido. “Nossa parceria com o Soma é de suma importância para oferecer suporte aos empreendedores brasileiros. Seja com as iniciativas promovidas pela a Amcham ou as ações adotadas pela Claro”, conta.

Para ela, nesse momento a colaboração é fator chave para encurtar distâncias, estabelecer conexões e aproximar àqueles que precisam de apoio ou suporte para superar a crise daqueles que possuem alguma forma de ajuda. Embora o isolamento social tenha trazido um grande desafio para os empreendedores, o objetivo da Claro é auxiliar os pequenos e médios empresários nesta adaptação à nova realidade, que está focada principalmente no ambiente digital.

 

O QUE É O SOMA

Lançado no dia 15 de abril, o Movimento Soma é a nossa plataforma que une governos, empresas e sociedade na construção de soluções para o combate ao coronavírus. Um dos pilares do Soma é conectar o poder público ao setor privado, divulgando as principais necessidades de municípios, estados e União para que as empresas possam ajudar. Para saber mais, acesse a plataforma e entenda como a sua empresa pode participar.