Encontro de empreendedores mostra que empresa cresce unindo estratégia, compreensão do mercado e vontade. Reveja o que foi notícia durante a semana que passou na Amcham

por marcel_gugoni — publicado 27/07/2012 15h50, última modificação 27/07/2012 15h50
São Paulo – Comitê de Comércio Exterior debateu oportunidades na África, e, na agenda bilateral de Brasil e EUA, USTDA assinou acordo para apoiar expansão de aeroportos na Bahia.

O sonho de qualquer empreendedor que abre uma empresa é vê-la crescer, mas a melhora dos resultados não é algo que dependa somente de vontade. É preciso alinhar a estratégia com o perfil do mercado para amplificar o crescimento. A lição deu o tom do debate do II Encontro de Empreendedores da Amcham-São Paulo, realizado nesta quinta-feira (26/07). 

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

No evento, empresários debateram as melhores práticas e como cada um se adaptou ao seu nicho de mercado para crescer – e quais as lições aprendidas com vitórias e dificuldades. Alguns participantes do evento disseram que, em seus setores, é preciso ter operações físicas nos locais onde a demanda está aquecida ou com potencial de crescimento. Mas há quem prefira crescer de outra forma, escolhendo novos canais de venda, como internet e exportações em vez de lojas físicas.

O comitê estratégico de Energia de São Paulo por sua vez, debateu as oportunidades do mercado de gás no Brasil, na quinta-feira (26/07). Para Adriano Pires, sócio-fundador e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), que participou da reunião, o setor está estagnado no Brasil e não vai crescer enquanto não houver regulamentações consistentes que permitam a ampliação da oferta e a queda dos preços internamente. “Enquanto não revertermos a questão de oferta para baixar preço, não é possível desenvolver o mercado."

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

O mercado externo foi tema de dois outros comitês na capital paulista. O primeiro deles, o de Comércio Exterior, na quarta-feira (25/07), mostrou que o avanço da estabilidade política e crescimento econômico no sul da África trazem oportunidades em infraestrutura e agronegócios aos empresários brasileiros. A estratégia do governo do Brasil para aumentar a presença na África é incentivar os negócios e parcerias comerciais nessa região para além da pauta de petróleo e derivados.

Na agenda da relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos, o governo americano anunciou, na quarta-feira (25/07), que assinou acordo para apoiar modernização e expansão da rede de aeroportos na Bahia. O compromisso consiste na doação de US$ 345 mil pela agência USTDS para estudos de viabilidade de desenvolvimento da malha aeroviária do estado nordestino. “A aviação é claramente uma área em que as companhias dos EUA têm grandes negócios a fazer”, disse Leocadia Zak, diretora da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA, na sigla em inglês), órgão responsável pelo fomento de projetos comerciais americanos.

Ainda no tema de viagens e negócios, o comitê de Viagens e Mobilidade Corporativa de São Paulo, na quarta-feira (25/07), falou sobre o impacto das OTAs (sigla em inglês para agências de turismo online)  no mercado. Elas oferecem vantagens como alcance nacional a partir de uma estrutura centralizada, mas ainda mantêm uma equipe a postos para o atendimento de imprevistos de última hora. O setor cresce de 30% a 40% ao ano, mas ainda precisa melhorar a segurança e reforçar suas vantagens junto a clientes empresariais, que necessitam de viagens executivas.

Reveja as principais notícias da semana na Amcham:

27/07 Trabalho de mensalistas domésticas perderá espaço para as diaristas e horistas, diz sócia de agência de empregos

27/07 Equipe qualificada, flexibilidade e construção de marca foram lições dos empresários em debate na Amcham, afirma professor de Empreendedorismo

26/07 Adriano Pires: Preço alto retarda desenvolvimento do mercado energético de gás no Brasil

26/07 Crescer não depende só de vontade, mas de estratégia e perfil de mercado

26/07 Empresa deve definir metas antes de buscar liderança em jovens talentos

25/07 Agências de turismo online são uma realidade, mas atendimento presencial ao cliente ainda é necessário

25/07 De olho em obras de infraestrutura no Brasil, EUA financiam projeto de expansão e modernização de aeroportos na Bahia

24/07 Estabilidade política e crescimento econômico no sul da África trazem oportunidades em infraestrutura e agronegócios aos empresários brasileiros

24/07 Concentração de informação dificulta desenvolvimento de inteligência de mercado nas empresas

24/07 Remuneração de médicos é ponto mais frágil da cadeia de saúde, afirmam especialistas

23/07 Fim da guerra dos portos tende a deslocar cargas para os terminais de Santos e Suape

23/07 Inovação funciona como 'paraquedas' para a empresa durante periodos turbulentos, defende consultor

registrado em: