Luiz Pretti, da Cargill, assume Presidência do Conselho de Administração no ano do nosso centenário

publicado 22/02/2019 18h42, última modificação 22/02/2019 18h45
100 anos da Amcham Brasil será marcado por ciclo de quatro eventos em 15 cidades brasileiras
Luiz Pretti - Presidente do Conselho Amcham Brasil.jpg

Como a maior Câmara Americana de Comércio, entre as 114 existentes fora dos EUA, completamos em 2019 100 anos de atividades no país. De olho no próximo século de atuação, elegemos Luiz Pretti para o cargo de Presidente do nosso Conselho de Administração no biênio 2019-2020.

Luiz Pretti é CEO da Cargill Brasil, maior multinacional americana do mundo, líder global em agronegócios e uma das maiores exportadoras brasileiras. Ele assume a responsabilidade estratégica de direcionar nossas atividades por todo o Brasil. “É um ano especial para a Amcham, de retomada da economia brasileira e de maior incentivo à aproximação bilateral Brasil-Estados Unidos”, afirma o executivo. Em janeiro, ultrapassamos o marco de cinco mil empresas associadas, sendo 85% delas brasileiras. “Observamos um empresariado confiante na retomada da economia e ansioso por fazer negócios e relacionamento comercial. Só nos primeiros 40 dias do ano já recebemos mais de 10 mil executivos interessados em informações sobre a retomada da economia”, contextualiza Luiz Pretti.

O executivo liderou, na última semana, o tradicional Integration Meeting do Conselho. “Um encontro com nossos mais de 30 conselheiros focado em planejar ações e atividades direcionadas a melhoria do ambiente de negócios e no aumento da competitividade das nossas empresas associados”, adianta ele.

Nosso Conselho reúne 37 empresas. Os conselheiros direcionarão nossa estratégia em temas como segurança jurídica e atração de investimentos, inserção global de empresas brasileiras, relação bilateral Brasil-EUA e modernização do sistema tributário. “A agenda de reformas do Governo e as visitas oficiais de aproximação comercial entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump também vão ocupar a nossa pauta estratégica em 2019”, adianta. 

Além do reforço de Luiz Pretti na presidência, o grupo passa a contar com oito novos executivos. Os CEOs da Colgate Palmolive, Andrea Lagioia; da Chubb, Antonio Trindade; da Dow, Fabian Gil; da P&G, Juliana Azevedo; da Cummins, Luis Pasquotto; do Citibank, Marcelo Maragon; da Grey Brasil, Marcia Esteves; e da GE, Viveka Kaitila; passam ocupar cargo na governança estratégica. Hélio Magalhães, ex-presidente do Conselho, assume a cadeira de conselheiro ex-ofício, juntamente com Alexandre Silva.

Na vice-presidência do Conselho estão: Cristina Palmaka (SAP), Fernando Alves (PwC) e José Formos Martinez (Embratel). A lista de conselheiros é composta por outros 24 nomes: Antônio M. Martins (IBM), Carlos Marinelli (Fleury), Carlos Zarlenga (GM), Fernando Muda (Braskem), Guilherme Gerdau Johannpeter (Gerdau), João Campos (Pepsico), João Miranda (Votorantim), João Pedro Paro (Mastecard), José Luiz Rossi (Serasa), Marco Stefanini (Stefanini), Maria Elisa Verri (TozziniFreire), Maurício Ruiz (Intel do Brasil), Odair Renosto (Caterpillar), Roberto Hun (Dupont), Rodrigo Santos (Bayer), Stefano Bridelli (Bain & Company), Tania Cosentino (Microsoft), Rodrigo Neves (Grupo Bandeirantes), Marco Leandro Pereira (Pereira Dabul Adv.), Walter Lidio (CMPC), Sérgio Cavalcante (Grupo Cornelio Brennand) e Pedro Almeida (Grupo Case). Adam Shub, do Consulado Geral dos EUA, e Camille Richardson, do U.S. Commercial Service, ocupam cadeira representando os interesses do governo dos Estados Unidos.  

 

100 ANOS DE BRASIL

A programação do centenário reforça o nosso compromisso em trabalhar a competividade das empresas brasileiras e a melhoria do ambiente de negócios. No dia 10 de abril, no Teatro Santander, em São Paulo, as comemorações ganham seu primeiro evento com a posse do Conselho de Administração. O encontro contará a história de personalidades, executivos e empresários que estão liderando a transformação do ambiente social, político e econômico brasileiro. Mais de mil executivos de 15 cidades brasileiras estarão reunidos no evento.

Em junho, realizaremos uma programação especial do maior evento de lideranças empresariais do país, o CEO Fórum. Com o tema inovação e legado, o fórum reunirá Presidentes e Diretores de empresas que estão liderando a inovação e transformando negócios tradicionais em plataformas. O CEO Fórum acontecerá em Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Uberlândia.   

Em agosto, o Amcham Arena, concurso nacional de startups, vai realizar seletivas nestas 15 cidades brasileiras e os vencedores serão revelados em evento em São Paulo, em novembro. As seletivas vão reunir grandes empresas e investidores interessados em se aproximar comercialmente e estrategicamente do ecossistema de inovação do País. O concurso resultará na criação do AmchamLAB, espaço permanente em nossa sede, em São Paulo, visando fomentar o relacionamento comercial e troca de informações entre empresas brasileiras, multinacionais e startups.

Paralelamente, uma exposição será realizada na Amcham São Paulo contando a história da transformação do ambiente de negócios do país e da relação bilateral Brasil-Estados Unidos a partir de ações lideradas por nós. Em 1995, a Câmara Americana, por exemplo, foi a primeira organização a ofertar provedor de internet no Brasil, disponibilizando para empresários e sociedade civil o acesso a conexão digital. A programação completa da entidade é divulgada aqui, em nosso site.