Propostas de facilitação da exportação e medidas para reter talentos são destaque da semana; reveja o que foi notícia na Amcham

por marcel_gugoni — publicado 02/03/2012 16h28, última modificação 02/03/2012 16h28
São Paulo – Eventos ainda debateram potencial do etanol brasileiro e a internacionalização de empresas.

O mercado interno em franca expansão e a valorização do real colocam em desvantagem as exportações. Para as empresas que enfocam o mercado externo, há uma demanda urgente pela facilitação dos processos de exportação. Melhorias na ferramenta drawback foram o principal ponto debatido nos comitês da semana na Amcham-São Paulo.

Inovação total como nova meta para empresas e guru do RH são destaques da Amcham; veja como participar dos comitês

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

Para especialistas do setor, esse incentivo à exportação é a melhor ferramenta tanto para grandes quanto para pequenas empresas, porque visa a suspender ou retirar totalmente impostos na aquisição de insumos no mercado interno ou no exterior para uso na produção de bens a serem exportados. Desburocratizar o processo é a uma das saídas para impulsionar os negócios.

Rever a função do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) dentro do drawback também é uma necessidade indicada pelas empresas.

Nessa linha, o comitê de Comércio Exterior da Amcham-São Paulo prepara um conjunto de propostas a serem encaminhadas ao governo.

O potencial brasileiro na área de bioenergia foi tema do comitê de Energia. Marcos Jank, presidente da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), disse que o País já é o maior produtor de açúcar do mundo e o segundo e exportação de etanol – perdendo apenas para os Estados Unidos.

Os debates em torno do que precisa melhorar no segmento do etanol passam pela retomada de investimentos em usinas e pela ampliação das áreas plantadas até a construção de etanoldutos para escoar a produção do Centro-Oeste, a melhoria da competitividade e das tecnologias do álcool brasileiro e um esforço do poder público para readequar os impostos sobre do combustível, a fim de desafogar os produtores.

Em tempos de “leilão de talentos” no mercado de trabalho, gestores de Recursos Humanos e especialistas da área falaram sobre a atração e a retenção de funcionários. Valorizar o profissional é tarefa essencial da empresa. “Hoje, não são as pessoas que perdem emprego, e sim o emprego é que perde as pessoas”, afirma Marcelo Arantes de Carvalho, vice-presidente de Pessoas & Organização da Braskem.

Regionais

Na Amcham-Curitiba, a internacionalização de empresas foi analisada sob a ótica das pequenas e médias empresas. Eros Alexandre Jantsch, diretor de Hardware e Soluções Fiscais e Varejo da Bematech, afirma que essa é uma saída para a companhia que já esgotou expansão no mercado interno e precisa alçar voos maiores: planejar o processo e conhecer o novo mercado são maiores exigências.

Na Amcham-Recife, o destaque ficou por conta da posse do novo Conselho Regional, que elegeu três novos membros. No evento de posse, o tema debatido foi o potencial do Nordeste como novo motor do crescimento brasileiro. Bárbara Miranda, presidente da Kraft Foods Brasil no Nordeste, diz que desafio é “capacitar pessoas e fornecedores”.

Leia o que foi destaque na Amcham na semana:

02/03 Capacitação de pessoas e fornecedores é desafio para indústrias no Nordeste, avalia presidente da Kraft Foods na região

02/03 Internacionalizar para um único mercado pode ser boa estratégia para PMEs, apesar de altos custos

01/03 Governo quer incentivar semicondutores para reduzir déficit comercial em produtos de TIC

01/03 Amcham-Recife empossa Conselho Regional para 2012

01/03 Monitorar frota é melhor forma de economizar no posto, analisa gerente da Ecofrotas

01/03 Amcham comunica falecimento de Fernando Pinheiro, ex-conselheiro da entidade

01/03 Debate sobre atuação conjunta das agências reguladoras da América Latina mostra a importância da regulação dos setores econômicos

29/02 Valorização profissional é a principal arma das empresas para atrair e reter talentos

29/02 Brasil tem três Belo Monte adormecidas nos canaviais, diz presidente da Unica

29/02 EUA estudam colocar biocombustível em navios e aviões militares, aponta Marcos Jank

28/02 Desburocratizar é prioridade para o comércio exterior brasileiro, apontam especialistas

28/02 Drawback focado em volumes financeiros seria mecanismo mais ágil para desonerar a exportação

28/02 Sucessão para postos-chave é um trabalho constante, diz consultor

28/02 Empresas apostam em crescimento de dois dígitos nas vendas em 2012

27/02 Amcham participa de debate sobre criação de rede latino-americana de agências regulatórias em Brasília

27/02 Missão para atrair investidores estrangeiros abre calendário internacional da Amcham

27/02 Singer prioriza novos consumidores e amplia relacionamento digital, revela executivo

Saiba mais sobre a Amcham:

Amcham-São Paulo tem comitês abertos para os sócios. Acompanhe 

Acompanhe os eventos das unidades da Amcham pelo Brasil

Leia mais notícias sobre a Amcham

registrado em: