Novo Conselho de Administração da Amcham toma posse em cerimônia em São Paulo

publicado 17/03/2011 16h43, última modificação 17/03/2011 16h43
São Paulo–Entidade atuará de forma incisiva para alavancar a competititividade do País em 2011, anunciou novo presidente do grupo, Eduardo Wanick, que é presidente e CEO da DuPont para América Latina.
posse_materia.jpg

Cerca de 400 pessoas prestigiaram nesta quinta-feira (17/03) o almoço de posse do Conselho de Administração da Amcham para 2011. O grupo tem como presidente Eduardo Wanick, presidente e CEO da DuPont para América Latina. Ele sucede Alexandre Silva, conselheiro da TAM.

Wanick anunciou que o foco central da entidade, ao longo de 2011, será dar continuidade aos trabalhos para tornar o País mais competitivo no cenário global.

“A Amcham é a associação de empresas mais progressistas do Brasil. Isso nos dá credibilidade para lutar por um melhor ambiente de negócios, nossa missão número um. Em 2011, nossa prioridade é avançar na agenda de competitividade. Contribuiremos para o avanço do Brasil via eliminação de gargalos. Esse será o tema central de nosso advocacy”, anunciou Wanick.

A ideia é dar continuidade ao programa ‘Competitividade Brasil – Custos de Transação’, que foi lançado em 2010, para discutir soluções ao déficit de mão de obra técnica, deficiências de infraestrutura, excesso de burocracia e baixa eficiência do Estado.

Eduardo Wanick comentou que o papel Amcham na contrução de um melhor ambiente de negocios será fundamental neste momento positivo, no qual o Brasil apresenta crescimento econômico e em que as relações com os Estados Unidos vêm sendo fortalecidas. “A vinda do presidente Barack Obama ao País representa um marco no caminho do aprofundamento da relação bilateral e com possibilidades avanços importantes na área comercial”, comentou.

O CEO Amcham, Gabriel Rico, prestou agradecimentos aos membros do board, especialmente ao antecessor de Wanick, Alexandre Silva, que ocupou o posto de presidente do conselho durante quatro anos, de 2007 a 2010. “Sem dúvida, em sua gestão, a Amcham evoluiu muito na qualidade dos serviços prestados aos associados e em influência, um legado que tornou a Amcham ainda maior e melhor”, afirmou Rico.

Além de empresários e executivos, a cerimônia teve a participação de autoridades e personalidades do mundo dos negócios. Estiveram presentes Antonio Carlos Mendes Thame, deputado federal (PSDB-SP) e presidente do Grupo parlamentar Brasil-Estados Unidos; Paulo Mizushima, chefe de gabinete da presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); embaixador Roberto Abdenur; Alexandre Baldy, secretário de Indústria e Comércio do Estado de Goiás; Steven Bipes, diretor executivo do Brazil US Business Council (Conselho Empresarial Brasil-EUA) da US Chamber of Commerce; Thomas Kelly, cônsul dos Estados Unidos no Brasil; e  Thassanee Wanick, consulesa geral da Tailândia no Brasil.

Mudanças no board

O Conselho da Amcham ganhou neste ano 16 novos integrantes: Pedro Parente, presidente e CEO da Bunge; Britaldo Soares, presidente da AES Brasil; Chistopher Lund, diretor da Lund; Geraldo Carbone, sócio da GC Capital; Guilherme Dale, sócio consultor da Spencer Stuart; Jaime Ardila, presidente da General Motors; José Antônio Grabowsky, presidente PDG Realty; Joseph Tutundjian, diretor presidente British Cars do Brasil; Luciano Penido, presidente do conselho de administração da Fibria; Manoel Amorim, presidente da Abril Educação; Marcelo Martins, diretor presidente da Cargill; Maria Fernanda Teixeira, diretora presidente da First Data; Roberto Medeiros, presidente da Redecard; Marcos Sant’Anna, presidente do conselho de administração do Grupo Sant’Anna; Eduardo Guy de Manuel, presidente da Sigma Dataserv e Carlos André Maltese Klein, sócio fundador e diretor geral da Esade Universidade.

Deixam o grupo: Fernando Tigre, sócio da FTigre Estratégia de Negócios; Geraldo Barbosa, diretor executivo da Diagonal Urbana; Marcio Utsch, presidente da Alpargatas; Mark Hyde Pitt, vice-presidente e gerente geral da Sherwin Williams do Brasil; Michel Levy, presidente da Microsoft; Orlando González, presidente da Companhia Nacional de Açúcar e Álcool (CNAA); Oscar Clarke, gerente geral da HP Brasil; Rubens Approbato, presidente da Umoe BioEnergy; Sandra Ralston, vice-presidente da Colliers International e Victor Barbosa, presidente e CEO da VB & Associados. No evento, foi realizada uma homenagem póstuma a Jorge Perutz, consultor, falecido em 2010. Ao longo de dez anos, Perutz teve atuação marcante nas atividades desenvolvidas na regional da entidade em Belo Horizonte.

No quadro de conselheiros honorários, Thomas Kelly, cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo, ocupa a posição no lugar do cônsul Thomas White, destacado para missão diplomática fora do País.

Spirit of Amcham

Tradicionalmente, a Amcham reconhece na posse do conselho, com o prêmio Spirit of Amcham, o integrante do grupo que mais se destacou por seu trabalho na entidade ao longo do ano anterior. Desta vez, a escolhida foi Iêda Novais, diretora corporativa da BDO e presidente do comitê de Sustentabilidade da Amcham há dois anos.

“Levamos as discussões sobre a sustentabilidade para as diversas regionais da Amcham. Antes, essa questão estava muito restrita a São Paulo”, disse Iêda. Os cases vencedores do Prêmio Eco, tradicional premiação que reconhece práticas sustentáveis empresariais, foram apresentados em eventos nas regionais da Amcham ao longo de 2010", destacou ela.

Conheça o Conselho de Administração da Amcham para 2011:

NOME
EMPRESA
CARGO NO CONSELHO
EDUARDO WANICK Du Pont América Latina Presidente do Conselho
ALVARO NOVIS Odebrecht S.A. Vice-Presidente do Conselho
MARCOS S. OLIVEIRA Ford Motor Company Brasil Ltda. Vice-Presidente do Conselho
PEDRO PARENTE Bunge Vice-Presidente do Conselho
STEFANO BRIDELLI Bain & Company Presidente do Comitê de Nomeações
HERBERT STEINBERG Mesa Corporate Governance Presidente do Comitê de Organizações e Pessoas
GAETANO CRUPI Abbott Laboratórios do Brasil Ltda. Presidente do Comitê de Advocacy
IEDA NOVAIS BDO Auditores Independentes Presidente do Comitê de Sustentabilidade
THACK BROWN SAP Latin America Presidente do Comitê de Sócios
FERNANDO ALVES PricewaterhouseCoopers - Brasil Presidente do Comitê de Finanças e Auditoria
ROBERTO PASQUALIN Pasqualin Advogados Conselheiro Legal
ACACIO QUEIROZ Chubb do Brasil Cia. de Seguros Conselheiro
BRITALDO SOARES AES Brasil Conselheiro
CHRISTOPHER LUND Lund Conselheiro
CHRISTINA CARVALHO PINTO Grupo Full Jazz de Comunicação Conselheira
FERNANDO PINHEIRO Fernando Pinheiro Advogados Conselheiro
FREDERICO CURADO Embraer Conselheiro
GERALDO CARBONE GC Capital Conselheiro
GUILHERME DALE Spencer Stuart Conselheiro
JAIME ARDILA GM Conselheiro
JOSÉ ANTÔNIO T. GRABOWSKY PDG Realty Conselheiro
JOSEPH TUTUNDJIAN British Cars do Brasil Ltda. Conselheiro
LUCIANO PENIDO Fibria Conselheiro
MANOEL AMORIM Abril Educação Conselheiro
MARCELO MARTINS Cargill Conselheiro
MARIA FERNANDA TEIXEIRA First Data Conselheira
MAURILIO BIAGI FILHO Maubisa Agricultura Conselheiro
REGINA HELENA J. NUNES Standard & Poor’s Brasil Conselheira
ROBERTO MEDEIROS Redecard Conselheiro
ROGÉRIO PATRUS GE - General Electric Conselheiro
ALEXANDRE SILVA TAM Linhas Aéreas Ex-Presidente
ROBERT MAX MANGELS Mangels Industria & Com. S.A. Ex-Presidente
MARCOS SANT'ANNA Grupo Sant'Anna Vice-Presidente Regional de Belo Horizonte
ROBERTO BUCKER Scholle Packaging Vice-Presidente Regional de Campinas
EDUARDO GUY DE MANUEL Sigma Dataserv Vice-Presidente Regional de Curitiba
CARLOS ANDRÉ MALTESE KLEIN ESADE Universidade Vice-Presidente Regional de Porto Alegre
LUIS DELFIM DE OLIVEIRA Coca Cola Guararapes Vice-Presidente Regional de Recife
MAURO VIEIRA Embaixada do Brasil nos EUA Presidente Honorário
THOMAS SHANNON Embaixada dos EUA no Brasil Presidente Honorário
THOMAS KELLY Consulado Geral dos EUA no Brasil Conselheiro Honorário
DANNY DEVITO Consulado Geral dos EUA no Brasil Conselheiro Honorário
ROBSON GOULART BARRETO Veirano Advogados Presidente Amcham Rio de Janeiro

Galeria de fotos

registrado em: