Palestrantes do CEO Fórum 2018 da Amcham Ribeirão apresentam soluções para os líderes do país

publicado 29/05/2018 11h20, última modificação 29/05/2018 11h47
Ribeirão Preto - Evento contou com grandes nomes do cenário brasileiro de liderança, como Thomas Eckschmidt, Sofia Esteves, Sheila Makeda e Eduardo Lyra

A Amcham Ribeirão Preto reuniu quatro palestrantes de peso para edição 2018 do CEO Fórum no dia 16/05. Thomas Eckschmidt, Sofia Esteves, Sheila Makeda e Eduardo Lyra discutiram sobre a liderança brasileira e apresentaram soluções, pensamentos e ideias para mudar o rumo dos líderes do Brasil.

Thomas Eckschmidt, Co-Fundador do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, autor com mais de 7 livros publicados, palestrante internacional e eleito empreendedor do ano pelo ESTADÃO PME, falou sobre lucro e resultados financeiros. “Não dar lucro é irresponsabilidade social. O dilema da nossa cultura é assim: dar lucro é ruim, mas a pergunta é ‘o que você tem feito com esse lucro?’ Essa é a grande quebra de paradigma, o que a gente anda fazendo com o lucro é feio.  As empresas conscientes dão muito mais lucro, muito mais resultado, por muito mais tempo e fazendo bem. Você fazer bem, gera mais resultado financeiro”, comenta Thomas.

Sofia Esteves, Presidente do Conselho do Grupo da Cia de Talentos e Fundadora da DMRH e listada entre os 10 brasileiros mais influentes do LinkedIn falou sobre os desafios dos empreendedores e futuros líderes do país e listou algumas características. “O primeiro é autoconhecimento, se ele não se conhece, não vai conseguir alcançar os objetivos. O segundo é humildade, de poder reconhecer e contar para o time que vai liderar aonde é bom e onde precisa de ajuda. O terceiro é ser um comunicador, aquele que vai trazer para o seu grupo não somente a tarefa a ser cumprida, mas um objetivo. O quarto é a capacidade de estar próximo para as pessoas poderem pedir ajuda e o quinto é saber dar o feedback e o acompanhamento para esse profissional para mostrar com clareza onde ele foi bem e o que ele pode melhorar e construir os próximos passos”.

O evento aconteceu no Wyndham Garden Hotel e contou também com a presença de Sheila Makeda, fundadora da Makeda Cosméticos que possui projetos de expansão de filiais com quiosques pelo Brasil e exterior. Durante o evento, Sheila falou sobre persistência. “Nós temos que usar a força que vem dos nossos ancestrais para empreender e entender que com essa força a gente pode tudo, não existem limites para sonhar, para conquistar os objetivos, e acreditar que sempre vai dar certo. Ter fé, e acreditar. Escreva o que você quer conquistar e deixe aquilo em um lugar que você olha todos os dias e não perca o seu objetivo”, disse.

O encontro foi finalizado com a palestra de Eduardo Lyra, fundador do Instituto Gerando Falcões e eleito um dos Jovens mais Influentes do Brasil pela Forbes e um dos brasileiros que pode mudar o mundo pelo World Economic Forum, que falou sobre como podemos mudar o futuro do país. “Todo mundo tem um capital social, e precisa fazer uma pergunta para si próprio, se está construindo muros ou pontes. Em qualquer lugar, existem pessoas que mudam o jogo, o segredo é mobilizar gente para fazer o bem, para reverter o jogo social do país. Usar a influência para mobilizar mais pessoas para ajudar o país. Nossa maior riqueza é o conjunto da nossa cultura. Quando a gente materializa essa energia com ação, a gente muda qualquer realidade”, analisa Lyra.

Para Bianca Guazzelli, coordenadora regional da Amcham Ribeirão Preto, o evento foi muito produtivo. “Reunimos grande nomes que trouxeram muita bagagem e dividiram histórias incríveis para os mais de 200 participantes, empresários de Ribeirão Preto e região. Foi uma tarde inspiradora e motivadora para realizarmos pequenas mudanças dentro das empresas”, finaliza Bianca.

 

Sobre a Amcham

A Amcham é uma Câmara Americana de comércio que integra o Brasil inteiro, rumo a uma nova era de negócios. O escritório em Ribeirão Preto (SP) foi inaugurado em 2006 com o objetivo principal de inserir a Amcham Brasil em uma das principais áreas produtoras de álcool e açúcar do país. Ribeirão Preto é um polo que agrega indústrias de fertilizantes, equipamentos médico-odontológicos, produtos farmacêuticos e calçadistas, entre outros. A entidade conta com cerca de 170 empresas locais e regionais associadas. Em âmbito nacional, a Amcham realiza quase 2 mil atividades por ano e envolve 150 mil dirigentes de empresas nas 14 cidades brasileiras nas quais está presente – além de Ribeirão Preto, também Belo Horizonte e Uberlândia (MG), Campinas e São Paulo (SP), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Joinville (SC), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).