Posse de Barack Obama para segundo mandato como presidente dos EUA movimentou a semana da Amcham. Veja as principais notícias

por marcel_gugoni — publicado 24/01/2013 15h58, última modificação 24/01/2013 15h58
São Paulo – Presidente inicia segundo governo mantendo foco na recuperação da economia do país e consolidando programas sociais.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, iniciou na segunda-feira (21/01) seu segundo mandato, que dura até 2016, com o desafio de dar continuidade à recuperação da economia americana. A notícia movimentou a semana e colocou a Amcham-Brasil em importantes veículos da mídia brasileira.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

“A prioridade hoje do governo americano é a economia interna, bem como questões políticas ligadas a isso”, avaliou o CEO da Amcham-Brasil, Gabriel Rico.

Além da retomada econômica, Obama busca implementar uma ousada agenda social.

Devido ao seu peso econômico no continente, o Brasil também deve receber atenção especial do mandatário, comenta Rico. “Há oportunidades de fortalecimento da relação com o Brasil, especialmente porque o Obama foi o primeiro presidente, depois de muito tempo, que destacou claramente o Brasil da América Latina.”

O CEO analisa que Obama foi o primeiro líder americano a elevar o status de relacionamento com o Brasil. “Ele passou a estabelecer uma pauta bilateral com o Brasil, independente das relações com a América Latina. A reeleição de Obama traz certa tranquilidade para que essa agenda tenha sequência.”

Comitês temáticos

Entre os eventos temáticos da semana que passou, a Amcham organizou workshops sobre melhoria da regulação pública em suas sedes de São Paulo (22/01 e 23/01) e Brasília (24 e 25/01), visando a contribuir para a qualificação e a modernização das agências reguladoras.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

No comitê aberto de Tecnologia da Informação e Comunicação da Amcham-São Paulo, o debate girou em torno do perfil do CIO (Chief Information Officer)  do futuro. A conclusão é de que deve cada vez mais atuar próximo das lideranças da empresa para antecipar tendências e necessidades de negócios. O segredo, como afirma Agenor Leão, CIO da Natura, é adicionar valor. “As empresas identificam uma oportunidade de a TI agregar valor aos produtos e serviços.”

Na Amcham-Porto Alegre, o assunto do comitê aberto de Marketing foi a integração entre mídias digitais e mídias tradicionais, enfocando o exemplo do televisor inteligente, que permite o acesso a sites de vídeos pelo controle remoto com a mesma facilidade com que se muda de canal. Jessé Rodrigues, executivo de Contas do portal Terra para a região Sul, diz que “a integração de um meio com o outro, impulsionada pela mobilidade, oferece oportunidades superiores ao seu uso isolado na aproximação com o consumidor”. 

Na Amcham-Salvador, o tema da semana foi o Carnaval e as oportunidades de negócios que ele gera aos setores de comércio e serviços. Cerca de 600 mil turistas são esperados em Salvador para o Carnaval deste ano. O evento, um dos mais importantes da agenda do município, deve gerar R$ 1,3 bilhão em negócios, segundo Guilherme Bellintani, secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura de Salvador (Saltur). “O carnaval gera negócios o ano inteiro, é um elemento social de grande importância para a cidade de Salvador.”

Reveja as principais notícias da semana da Amcham:

24/01 Criar regulação de qualidade no Brasil exige mecanismos eficientes de consulta e engajamento do empresariado, indica consultora

24/01 Amcham apoia qualificação e modernização das agências reguladoras e promove seminário sobre melhoria da regulação

23/01 Executivo de TI precisa ter mais conhecimentos de business para ser parceiro estratégico, dizem CIOs

23/01 Salvador espera receber 600 mil turistas e gerar R$ 1,3 bi no Carnaval de 2013

23/01 Futuro da televisão está na integração com a internet, diz executivo do portal Terra

22/01 Amcham lança guia para atrair empresariado brasileiro para negócios na Flórida (EUA)

21/01 CEO da Amcham: além de recuperação da economia e estreitamento de relações com a Ásia, segundo mandato de Obama deve marcar consolidação de programas sociais

21/01 Tirar o foco do preço agrega valor ao produto e à venda, diz especialista em vendas

registrado em: