Seminário na Amcham mostra que competitividade brasileira não avança em seu potencial por falta de agenda integrada de fomento à inovação. Reveja as notícias da semana na Amcham

por marcel_gugoni — publicado 17/08/2012 17h50, última modificação 17/08/2012 17h50
São Paulo – Representantes dos principais setores de inovação e competitividade debateram ações de melhoria e o que pode ser feito para aumentar a produtividade brasileira.

A competitividade brasileira não avança em seu potencial por falta de uma agenda integrada de fomento à inovação que envolva tanto o setor público como o privado, ou seja, universidade, governo e empresas. O tema fez parte dos debates do seminário “Inovação e a Competitividade Brasileira”, realizado pela Amcham-São Paulo na quinta-feira (16/08).

Veja também: Prêmio Eco prorroga inscrições até fim de agosto; saiba como participar

Representantes dos principais setores de inovação e competitividade debateram ações de melhoria e o que pode ser feito para aumentar a produtividade brasileira. O resumo é de que o ganho de produtividade que o Brasil tanto necessita para oferecer mais produtos e serviços de alto valor agregado nos mercados internacionais viria de forma mais rápida se houvesse uma aproximação maior entre as cadeias de desenvolvimento tecnológico e de comércio exterior.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

“Temos que melhorar a relação entre as políticas de inovação e de comércio exterior”, disse Pedro Passos, co-presidente do Conselho de Administração da Natura. O governo poderia condicionar um beneficio fiscal para inovação a um compromisso de vender mais produtos no exterior, sugere Passos. “Incentivos são bons e acho isso ótimo, mas qual é a contrapartida que precisamos pedir desses investimentos públicos? Temos que melhorar nosso comércio exterior.”

Ainda sob o tema da competitividade, o comitê aberto de Finanças abordou, na terça-feira (14/08), os benefícios da automatização do chamado back office (áreas administrativas não ligadas diretamente a clientes, como contabilidade, informática e recursos humanos) nos  departamentos financeiros das empresas.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Os ganhos de eficiência na geração de informações estratégicas e análises de retorno de investimento são os principais benefícios, sem falar que a automatização também possibilita a sinergia necessária para integrar rapidamente outras operações que venham a ser incorporadas ao negócio.

Na Amcham-Recife, o comitê de Empreendedorismo mostrou que as boas práticas de governança corporativa podem ser adotadas em empresas de todos os tamanhos, inclusive pequenas e médias.  Um caminho para iniciar essa implementação é a formação de um comitê, responsável por pensar e aplicar esses conceitos, sugere Manuela Moura, sócia-diretora da Queiroz Cavalcanti Advocacia, que participou do evento.

Reveja o que foi notícia nesta semana na Amcham:

17/08 Brasil precisa repensar estratégias de inovação, segundo co-presidente do conselho da Natura

17/08 Nenhum país inova se estiver isolado dos outros, analisa diretor do Itamaraty

16/08 Crédito à inovação precisa ser de longo prazo, estável e aceitar mais risco, orienta executiva do BNDES

16/08 Tempos de crise são os mais inspiradores para inovar, afirma professor da USP

16/08 Integração entre as políticas de desenvolvimento tecnológico e de comércio exterior são via para acelerar inovação no Brasil

15/08 Comitê interno é passo fundamental para implantar governança corporativa

15/08 Amcham lança dois novos guias da série How to para atrair empresários estrangeiros para fazer negócios no Brasil

15/08 Criatividade no trabalho ajuda a tornar tarefas mais prazerosas e aumentar produtividade

14/08 Automatizar processos na área financeira traz ganhos de eficiência e prepara empresa para crescimento

14/08 Boa comunicação melhora resultados e alinhamento entre empresa e seus fornecedores

13/08 Amcham lança Prêmio ECO em Brasília e Belo Horizonte e busca maior participação de empresas nas unidades regionais

13/08 Brasileiro busca mais informações sobre como abrir empresa nos EUA e Amcham amplia série de publicações sobre o tema

13/08 Desenvolvimento da cadeia de serviços de tecnologia é desafio para Recife

registrado em: