Tecnologia concentra discussões focadas em incentivos à inovação e oportunidades das redes 4G no Brasil. Reveja o que foi notícia na Amcham

por marcel_gugoni — publicado 10/08/2012 16h48, última modificação 10/08/2012 16h48
São Paulo – Lançamento de novas missões comerciais ao exterior também é destaque.

A tecnologia foi o pano de fundo dos dois principais debates da semana na Amcham-São Paulo. O comitê aberto de Tributação, na sexta-feira (10/08), mostrou que a inovação tecnológica é essencial para o País crescer, mas que ainda poucas empresas usam os incentivos fiscais para a pesquisa e desenvolvimento (P&D) de inovação industrial.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Sem divulgação maciça, são poucas as empresas que conhecem o benefício – e menor ainda é o número das que se candidatam ao incentivo. “O MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) tem declarado que apenas 12% das empresas que o governo espera que invistam em desenvolvimento tecnológico no País estão fruindo dos incentivos fiscais. Isso não condiz com a quantidade de empresas que desenvolvem novas tecnologias”, afirma Odilon Ferraz Vieira, gerente sênior de tributos da Ernst & Young Terco.

O comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), na quinta-feira (9/08) debateu as oportunidades da internet 4G no Brasil para aparelhos móveis. Os principais entraves aos investimentos e ampliação dos serviços de telecomunicações envolvem as leis municipais que restringem a instalação de antenas dentro das cidades, a falta de compartilhamento de infraestrutura de redes entre as operadoras, aumentando custos, e a elevada carga tributária sobre o setor de telecomunicações.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

“Não se pode cuidar da questão tributária sem considerar a de infraestrutura. Temos que atacar todas as dificuldades ao mesmo tempo, pois nenhuma delas isoladamente vai resolver o problema”, disse Míriam Wimmer, diretora do Departamento de Serviços de Universalização de Telecomunicações do Ministério das Comunicações.

Missões e competitividade

A competitividade do Brasil e seu papel no comércio mundial permearam os lançamentos de missões comerciais que a Amcham promoverá entre setembro e outubro de 2012. Tem destaque a  terceira missão comercial para a China, levará um grupo de empresários para conhecer o mercado do gigante asiático e participar de uma das maiores feiras multissetoriais do mundo, a CantonFair, em Guangzhou.

“A grande dificuldade das empresas ao fazerem negócio com os chineses é o desconhecimento. Poucos brasileiros conhecem as principais empresas chinesas e quase nenhum chinês sabe quais são as maiores companhias brasileiras em cada setor”, disse Thomaz Machado, CEO da China Invest, empresa parceira da Amcham na terceira missão comercial para o país.

Veja mais: Terceira missão comercial da Amcham para a China visita quatro cidades e três feiras de negócios

A Amcham prepara ainda uma missão de TI, que levará empresários do setor para visitar pessoalmente companhias do Vale do Silício (Califórnia) e Austin (Texas), dois dos principais polos de internet, tecnologia e comunicação dos Estados Unidos.

E no segmento de alimentação e bebidas, uma comitiva brasileira viajará para o Peru a fim de participar da Expoalimentaria, maior feira do setor na América Latina. O principal objetivo da missão é permitir que os empreendedores façam novos contatos e identifiquem possibilidades de parcerias de negócios. 

Reveja o que foi notícia na Amcham:

10/08 Somente 12% das empresas se utilizam de benefício fiscal para produzir inovação

09/08 Falta de compartilhamento de infraestrutura, ambiente jurídico e carga tributária restringem avanço das telecomunicações no Brasil

09/08 Amcham lança iniciativa para aproximar universidades americanas e pernambucanas

09/08 Brasileiro precisa conhecer de perto o mercado chinês para fechar negócios de alto nível no país

09/08 Terceira missão comercial de TI da Amcham leva empresários a Vale do Silício e Austin, nos EUA

08/08 Apagão de talentos reforça necessidade de especialização do profissional na área jurídica, defende especialista em Direito do Trabalho

08/08 Reformulada, Anvisa disponibiliza agenda de discussões para melhorar qualidade regulatória

08/08 Amcham promove primeira missão comercial para maior feira de alimentos da América Latina

07/08 Brasil tem atuação responsável no campo e necessita mostrar isso, diz sócio da PwC

07/08 Brasil precisa se cuidar contra protecionismo ambiental, recomenda ex-ministro Pratini de Moraes

07/08 Amcham inicia ciclo de debates sobre competitividade regional com candidatos à prefeitura de Recife

06/08 Iniciativa privada tem cumprido papel de investir no que traz retorno, avalia presidente da ADM do Brasil

06/08 Brasil aparece na 31ª colocação em Índice Global de Segurança Alimentar, que avaliou 105 países

06/08 DuPont: “Não basta uma boa produção de alimentos. É preciso que as pessoas tenham dinheiro para comprá-los”

06/08 Plano de mobilidade objetiva aprimorar competitividade do Porto de Suape

06/08 Governo de Pernambuco aposta em parcerias internacionais para aprimoramento de novas cadeias produtivas

registrado em: