Amcham lança guia com informações legais para brasileiro abrir negócio nos EUA

por simei_morais — publicado 10/07/2013 14h46, última modificação 10/07/2013 14h46
São Paulo – Título abrange tributos, estrutura societária, contratações e outras exigências locais
abrir_empresa_nos_eua_raster.jpg

Há 94 anos atuando no desenvolvimento das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, a Amcham – Brasil (Câmara Americana de Comércio) acaba de lançar um guia para empresários brasileiros sobre como abrir negócio em solo norte-americano. O título Como Abrir Empresas nos Estados Unidos contém dados fundamentais sobre o sistema legal dos EUA, no que diz respeito às empresas.

A publicação aborda tributação (federal, estaduais e médias municipais por estados), estrutura societária, estruturação do investimento (o que implicará em tributação específica, considerando município e estado), tipos de entidade (representação, filial, subsidiária) e contratação de funcionários, prestadores de serviços, contadores e advogados, além de vistos. As informações estão de acordo com o IRS (Internal Revenue Service), equivalente à Receita Federal nos Estados Unidos.

Maior câmara americana de comércio fora dos Estados Unidos, a Amcham - Brasil possui títulos tradicionais, em inglês, para empresários estrangeiros que pretendem abrir negócios em solo brasileiro. Também disponibiliza Highlights sobre os Estados Unidos e mais seis estados (Florida, Indiana, Arkansas, Carolinas, Georgia e Michigan), com informações gerais sobre política, economia e sociedade desses locais.

Aspectos legais

A nova publicação é mais específica sobre as questões legais, o primeiro passo para se estabelecer comercialmente no outro país. “A procura por esse tipo de informação cresceu muito, nos últimos anos. Nesse título estão os primeiros quesitos práticos que se deve saber, ao começar um projeto voltado ao mercado americano”, comenta Camila Moura, gerente de Comércio Exterior da Amcham.

A demanda de empresas brasileiras por informações sobre abertura de negócios nos EUA aumentou seis vezes, em dois anos, na Amcham. Para Camila, essa busca, que deu origem à nova publicação, reflete a crescente globalização do mercado internacional. “As empresas brasileiras buscam oportunidades de crescimento e os Estados Unidos representam o primeiro mercado externo para muitas delas”, diz.

Como Abrir Empresas nos Estados Unidos foi desenvolvido em parceria com o Drummond CPA (Certified Public Accountant), escritório americano formado por brasileiros que presta serviços de contabilidade, consultoria tributária, financeira e assurance. A empresa atua nos dois países, com clientes americanos e brasileiros.

Publicações

Com o objetivo de fomentar negócios com os EUA e outros países, a Amcham disponibiliza mais de 20 publicações abordando diferentes focos. As séries voltadas ao comércio exterior são Brazil Highlights, US e States Highlights, How To do Business and Invest in Brazil, How To do Business and Invest in US, How To do Business and Invest in China. Todas podem ser conferidas aqui.

registrado em: