Amcham lança guia How To Invest in Paraná em Curitiba

por marcel_gugoni — publicado 02/05/2012 17h56, última modificação 02/05/2012 17h56
Curitiba – O segundo título regional da série How to Do Business and Invest in Brazil apresenta os principais pontos competitivos do Estado a potenciais investidores estrangeiros.
investparana195.jpg

Nos últimos dois anos, o Paraná foi alvo de R$ 16 bilhões em novos investimentos e em projetos de ampliação de empresas por meio de programas voltados à melhoria da competitividade estadual. Para mostrar mais oportunidades e atrair ainda mais companhias, a Amcham lança o guia How To Invest in Paraná, que apresenta a região e seus atrativos a investidores estrangeiros. 

Veja também: Veja todas as oportunidades que o Projeto "How To" oferece 

“A publicação mostra as grandes potencialidades do Estado e a infraestrutura que oferece. Certamente ajudará na promoção do desenvolvimento”, afirmou o governador do Paraná, Beto Richa, durante o lançamento do guia na quinta-feira (26/04), na sede do governo estadual. 

O governador destacou que, com informações acerca da situação demográfica, política e econômica paranaense, o material auxilia no destaque da posição do Paraná como  destino estratégico para investimentos no Brasil. 

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham 

Segundo o CEO da Amcham-Brasil, Gabriel Rico, além de sua posição geográfica, o Paraná apresenta uma economia diversificada, com uma larga produção agrícola, um dos maiores polos automobilísticos do País e um setor de serviços bem estruturado. Outro ponto competitivo destacado por Rico foi a alta capacitação da mão de obra. 

“É uma economia forte e equilibrada. A qualidade da educação no Paraná é excelente e o Estado tem um governo que apóia os negócios e dialoga, dando segurança jurídica aos investidores”, comentou. “Este é um momento adequado para se expor”. 

Prestigiaram o evento de lançamento da publicação os secretários paranaenses das pastas de Indústria, Ricardo Barros; Infraestrutura, José Richa Filho; Planejamento, Cassio Taniguchi; e Família e Justiça Social, Fernanda Richa. Participaram ainda o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gilberto Camargo, e o vice-presidente regional da Amcham-Curitiba, Eduardo Guy de Manuel. 

Guia de Investimentos 

How To Invest in Paraná é o segundo título regional da série How to Do Business and Invest in Brazil. A publicação regional contou com o apoio do Governo do Estado e da Federação do Comércio do Paraná (Fecomercio). 

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui 

Para o secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, o lançamento do projeto atende a uma demanda do próprio Estado. “O Paraná precisava de um material como esse, com informações objetivas e claras e que traz a chancela de uma instituição de respeito internacional. Um guia que vai facilitar a consolidação e análise das informações referentes ao nosso Estado”, afirmou.

Produzidas em inglês, as publicações da série How tosão utilizadas pelo Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores. A parceria foi firmada através de um Memorando de Entendimento assinado pela Amcham junto ao Itamaraty e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 

Novos títulos 

O primeiro Estado a ter um título regional mostrando as oportunidades de investimentos e de negócios foi São Paulo. Com o novo material sobre o Paraná, o total de guias da série How To vai a 19 – e a estimativa é chegar aos 25 até o final de 2012. 

O projeto How To é resultado de parcerias entre a Amcham e empresas ou instituições especializadas para falar dos mais diferentes aspectos da economia brasileira que impactam investidores - há desde materiais sobre o mercado imobiliário até guias jurídicos de como abrir uma empresa, obter um financiamento ou conseguir visto para entrar no País. 

Uma edição especial em mandarim com o compilado das publicações também foi produzida em 2011 visando o empresariado chinês, distribuída durante a visita da presidente Dilma à Ásia. 

Um hotsite na internet ajuda a divulgar os materiais. Todos os guias estão disponíveis para download. Aos interessados em investir, obter um guia ou fazer negócios no Brasil, basta acessar o endereço www.amcham.com.br/howto.

registrado em: