Amcham leva pequenas e médias empresas para missão de empreendedorismo nos EUA

publicado 13/08/2014 11h08, última modificação 13/08/2014 11h08
São Paulo – Em Nova Iorque, Boston e Miami, agenda enfatiza capacitação de empresários
missao-comercial-empreendedorismo-8664.html

A Amcham vai realizar uma nova missão de empreendedorismo voltada para pequenas e médias empresas, entre 1º e 8 de novembro. A agenda, que incluirá Nova Iorque, Boston e Miami, terá como objetivo a capacitação dos empresários e executivos participantes.

Podem participar não apenas startups, mas empresas estabelecidas há mais tempo, de todo o Brasil. “A programação é montada para executivos em busca de capacitação, uma vez que a missão proporcionará oportunidades de conhecer novos modelos de negócios e possibilidades reais de aplicação em seus empreendimentos”, explica Camila Moura, gerente de Comércio Exterior da Amcham.

As atividades vão envolver encontros em centros de pesquisas e universidades, visitas técnicas e reuniões de benchmark e network com empresas que são cases de sucesso e agências americanas de fomento.

A programação visa a facilitar as atividades comerciais por meio de conteúdo, oportunidades de negócios, investimentos e parcerias.

Os participantes estarão em contato com os gestores americanos para discutir o modelo de negócios das empresas visitadas.

“O objetivo é que eles tenham novas ferramentas em áreas funcionais, como gestão, finanças e marketing, e as utilizem para alavancar seus projetos no Brasil, com foco especial no crescimento de suas operações”, exemplifica a executiva.

Os interessados devem entrar em contato com a equipe de comércio exterior da Amcham, em sua sede, em São Paulo.

Como investir nos EUA

Na mesma semana da missão de empreendedorismo, a Amcham fará em Miami o evento de lançamento do guia How To Do Business and Invest in the US.

Disponível para download gratuito no site do projeto (http://www.amcham.com.br/howtous), o material se destina aos executivos que pretendem investir ou abrir operações em solo americano.

No primeiro semestre de 2014, o guia “Como abrir empresa nos Estados Unidos” teve aumento de 77% em seus downloads, em comparação ao último semestre de 2013. “O contexto é positivo para brasileiros que procuram os EUA para negócios, em função da recuperação da economia norte-americana”, diz Camila Moura. “Há empresários que querem abrir braços de suas operações nos EUA para terem acesso a uma cadeia mais ampla de negócios, e brasileiros morando naquele país, interessados em investir por lá”, acrescenta.

Além de oferecer gratuitamente os guias do projeto How To Do Business and Invest in the US, a Amcham já ajudou várias empresas brasileiras a iniciar operações nos Estados Unidos, por meio de missões comerciais e projetos de consultoria específicos.

Missões

A Amcham tem expertise nas relações governamentais e comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Desde 2009, a entidade realizou 22 missões comerciais nos EUA com temas específicos, das quais surgiram parcerias e investimentos diversos.

A câmara também trabalha junto aos governos dos dois países em prol de acordos comerciais.

Um dos mais recentes foi a aprovação do TIEA (Tax Information Exchange Agreement), acordo de troca de informações tributárias entre Estados Unidos e Brasil, um avanço para que seja adotado o fim da bitributação de empresas americanas e brasileiras que atuam nos dois países.

A Amcham também trabalhou para o desenvolvimento da certificação OEA (Operador Econômico Autorizado), para facilitar o comércio exterior entre Brasil e países como os Estados Unidos.

Clique aqui para mais informações sobre a missão de Empreendedorismo. 

registrado em: