Amcham mobiliza empresários para conquistar avanços na relação Brasil-Estados Unidos

publicado 13/09/2019 11h44, última modificação 13/09/2019 11h44
São Paulo - Na segunda-feira (09), recebemos executivos brasileiros que participam do Fórum de CEOs Brasil-Estados Unidos e o Secretário do Ministério da Economia
ForumdeCEos.jpg

Da esq. para direita: Ailtom Nascimento e Marco Stefanini, da Stefanini, Marcos Troyjo, Secretário do Ministério da Economia, e Luiz Pretti, Deborah Vieitas e Abrão Neto, da Amcham Brasil.

A Amcham tem colaborado na mobilização do setor empresarial brasileiro em torno da missão de transformar, de 'forma rápida', a sinergia política entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos em resultados concretos. 

Na segunda-feira (9/7), em São Paulo, recebemos executivos brasileiros que participam do Fórum de CEOs Brasil-Estados Unidos e o Secretário do Ministério da Economia, Marcos Troyjo

“É hora de combinar ambição e pragmatismo em busca de avanços relevantes na agenda bilateral”, afirmou Luiz Pretti, Presidente do Conselho da Amcham Brasil, que coordenou o encontro. 

A reunião teve a participação das lideranças da Stefanini, Gerdau, Minerva, Natura, Petrobras, Votorantim e Embraer, empresas integrantes da nova formação do grupo. 

Criado em 2007, o Fórum é o espaço de participação do setor privado de ambos países na formulação de recomendações conjuntas para os governos com propostas para o aprofundamento da relação bilateral. A retomada do grupo foi anunciada este ano pelos presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro. 

Em linha com essa retomada, o nosso encontro  serviu como espaço propulsor da discussão sobre expectativas com relação às recomendações que serão apresentadas pelo Grupo aos governos dos dois países, em novembro, em Washington, envolvendo temas como comércio, investimentos, tecnologia, infraestrutura e educação. 

Como etapa preparatória desses trabalhos, ocorrerá reunião conjunta dos assessores do Fórum de CEOs Brasil-Estados Unidos, na Amcham, em Brasília, nos próximos dias 23 e 24 de setembro.

Na mesma semana, no dia 26 de setembro, a Amcham realizará, em parceria com a Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério Economia, a sessão empresarial do Diálogo Comercial Brasil-Estados Unidos, com representantes do governo e do setor privado de ambos os países.

Já no dia 27 de setembro, em São Paulo, será a vez de promover a discussão sobre o Protocolo de Madri sobre registro de marcas, e os impactos na relação bilateral, com a participação dos escritórios de patentes dos do Brasil e dos Estados Unidos, bem como do Ministério da Economia e o Departamento de Comércio.