Amcham mostra Brasil a investidores e favorece parcerias entre empresas de TI dos dois países

publicado 22/05/2014 16h38, última modificação 22/05/2014 16h38
São Paulo – Entidade fez duas missões comerciais em maio, com foco em atração de investimento e no setor de TI
google-9669.html

Acabam de retornar dos Estados Unidos duas delegações da Amcham que estavam em missão comercial para atrair investimentos ao país e criar novas oportunidades para empresas brasileiras de TI.

“Estamos em um momento de internacionalização e a missão nos colocou frente a pessoas-chave, que vão fazer diferença nesse nosso desafio”, relata Francisco Blagevitch, superintendente de Marketing e Relações Institucionais da Algar Tech, uma das participantes da missão de TI. “Sem a missão, seria muito mais difícil. Ganhamos tempo”, afirma.

O grupo foi composto por empresas de grande e médio porte, além de algumas startups. Além da Algar Tech, estiveram Stefanini, AutoDoc, 2gather, BVZ Digital, Conquest One, Incube e HTP Solution. Eles visitaram empesas, incubadoras e pesquisadores em São Francisco, Seattle e Washington.

 

A delegação trouxe na bagagem oportunidades de negócios com grandes empresas norte-americanas do setor.“A missão permitiu aos participantes estar em um ambiente de alta tecnologia e fazer network. A agenda abriu portas para futuras parcerias com empresas como Google e Microsoft”, comenta Camila Moura, gerente de Comércio Exterior da Amcham, que coordenou as duas agendas.

Investir no Brasil

Já a missão How To do Business and Invest in Brazil apresentou o mercado e o ambiente de negócios brasileiro para investidores e empresários em Washington, Seattle e Los Angeles. Nessa última cidade, a participação dos executivos americanos surpreendeu a delegação.

“Eles estavam muito interessados na abertura e na condução de negócios por aqui. Perguntavam sobre impostos, trâmites legais, incentivos e vários outros aspectos relacionados ao tema”, cita Camila.

Os escritórios Pinhão & Koiffman Advogados e Machado Meyer Advogados, e as agências estaduais Investe São Paulo e Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento participaram dos seminários. A Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) também participou, como parceira.

A Amcham lançou nos Estados Unidos a Trade Mission, que acontecerá em setembro. Essa missão é inédita, na Amcham, porque será feita no Brasil, mostrando as diferentes oportunidades de investimentos no país, especialmente em infraestrutura, TI e agronegócios. O evento contará com um grande seminário, em São Paulo.

Missões

Maior câmara americana de comércio fora dos Estados Unidos, a Amcham – Brasil tem expertise na relação entre os mercados brasileiro e norte-americano. A entidade realiza missões comerciais específicas para setores estratégicos da economia nacional, como TI, infraestrutura, tecnologia verde e agronegócio, entre outros.

Como resultado dessas missões, muitas empresas brasileiras encontraram parceiros para atuar nos mercados dos dois países, acessaram novas tecnologias e inovaram em suas gestões. 

 

registrado em: