Amcham participa de evento organizado pelo Departamento de Comércio americano para que mais empresas recebam alunos do Ciência sem Fronteiras em estágios nos EUA

por andre_inohara — publicado 04/02/2013 11h00, última modificação 04/02/2013 11h00
São Paulo – Cerca de 50 companhias americanas participaram de seminário via web para conhecer o programa, interessadas em ajudar a complementar a experiência teórica dos estudantes em suas unidades.

O governo americano quer tornar o programa Ciência sem Fronteiras (CsF) mais conhecido entre as empresas do país. A ideia é que elas possam ajudar os estudantes a colocarem o aprendizado em prática, por meio de estágios em suas unidades. Devido ao trabalho realizado nesse tema, a Amcham foi uma das entidades privadas chamadas para falar sobre o programa.

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DoC, na sigla em inglês) organizou o webinar (seminário realizado em ambiente web) ‘Brazil Scientific Mobility Program – Internship opportunities webinar’ para cerca de 50 empresas, que ouviram sobre o CsF em 30/01.

Leia mais: Formação e estágio via Ciência Sem Fronteiras devem ser vistos pelas empresas como investimento

O evento via web foi feito em parceria com o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) do Brasil, IIE (Institute of International Education), parceiro do CsF nos Estados Unidos, o Brazil-US Business Council e a Amcham.

Desde junho de 2012, a Amcham vem mobilizando empresas associadas que possuem operações nos EUA, para que essas unidades ofereçam estágios aos estudantes do programa, de modo a complementar a experiência acadêmica com atuação prática em ambientes corporativos altamente inovadores. Cerca de 166 estagiários já foram contratados por meio dessa iniciativa.

A Amcham fechou um acordo com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e constituiu uma força-tarefa para discutir ideias e experiências sobre o programa de estágios para facilitar o acesso dos estudantes a estágios no exterior.

registrado em: