Brasileiro busca mais informações sobre como abrir empresa nos EUA e Amcham amplia série de publicações sobre o tema

por marcel_gugoni — publicado 13/08/2012 09h56, última modificação 13/08/2012 09h56
São Paulo – Entidade prepara dois novos títulos sobre as economias dos estados americanos de Flórida e Arkansas.
carolinas.jpg

O interesse do empresariado brasileiro por negócios nos Estados Unidos tem aumentado substancialmente. As consultas à Amcham a respeito de informações sobre como abrir uma empresa em território americano vêm num crescente há dois anos. O aumento no primeiro semestre de 2012 em relação ao mesmo período de 2011 foi de 73% e, se comparado aos primeiros seis meses de 2010, de nada menos que 223%. 

Para apoiar o atendimento a essa demanda, a Amcham prepara o lançamento de dois novos guias, com informações sobre investimentos e a características econômicas dos estados de Arkansas e Flórida. Os títulos integrarão a série States Higlights, somando-se aos quatro já disponíveis – US HighlightsIndiana Highlights,Georgia Highlights e Carolinas’ Highlights

Camila Moura, gerente de Comércio Exterior da Amcham, afirma que o principal objetivo dos guias é mostrar ao empresariado brasileiro as oportunidades disponíveis no mercado americano. “O empresário nacional conhece pouco sobre esses estados e, com isso, fica restrito a alguns poucos mercados. Os guias vêm para mostrar como essas outras economias funcionam.” 

Os EUA são formados por 50 unidades federativas, mas os brasileiros se concentram, principalmente, na Califórnia e na Flórida. “Há muitas oportunidades de negócios”, reforça Camila. 

A ampliação do interesse por negócios em território americano ocorre em linha com avanços em termos de facilitação da entrada de brasileiros que vêm sendo promovidos pelo governo americano. Em janeiro, o presidente Barack Obama anunciou planos para agilizar o processo de concessão de vistos aos brasileiros. Em março, o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, adiantou a intenção de colocar em vigor um projeto-piloto para tornar mais rápida a passagem de viajantes frequentes brasileiros pela imigração dos EUA. 

“Isso mostra que o mercado brasileiro é importantíssimo para os EUA em termos de parcerias de negócios, e é importante notar que o inverso também vem acontecendo, com os americanos abrindo oportunidades para empresas brasileiras”, diz Camila. 

Investindo no Brasil 

Ao lado dos guias sobre os estados americanos, a Amcham publica a série How to do Business and invest in Brazil, destinada a potenciais investidores estrangeiros, profissionais e empresários recém-chegados ao País, com o intuito de fomentar negócios no mercado brasileiro. 

Veja aqui como funciona o programa How to Do Business and Invest in Brazil 

O projeto How to inclui a realização de eventos no Brasil e no exterior para promover o Brasil como um dos principais destinos de investimento estrangeiro e auxiliar empresários de todo o mundo a fazer negócios aqui. 

Os guias apresentam conteúdo informativo que abrangem uma variedade de temas relevantes sobre o Brasil e os principais estados brasileiros.  Cada edição resulta de uma parceria entre a Amcham e uma empresa ou instituição especializada no assunto abordado. Uma versão especial em mandarim com o compilado das publicações também foi produzida em 2011. 

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham 

Hoje há 19 títulos no catálogo e a intenção é chegar a 25 títulos até o fim de 2012. “Esperamos crescer e ampliar muito esse projeto, atraindo mais parceiros e empresas interessadas em anunciar para viabilizar os guias”, conclui a gerente da Amcham. 

Para os interessados em investir ou fazer negócios no Brasil, obter os guias How to da Amcham é fácil. Basta acessar o endereço www.amcham.com.br/howto ou ligar para (11) 3324-0194. Também é possível solicitar os guias pelo e-mail [email protected]. 

registrado em: