Camex quer ouvir empresas para melhorar políticas públicas de comércio exterior, diz secretária-executiva

publicado 09/10/2017 15h11, última modificação 09/10/2017 16h01
São Paulo – Marcela Carvalho dialogou com empresas na Amcham para incentivar participação do setor privado
Marcela Carvalho.jpg

Marcela Carvalho, da Camex: “queremos criar políticas públicas mais favoráveis ao comércio exterior com a ajuda do setor privado”

Na Amcham, a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Marcela Carvalho, reforçou o convite do governo para que as empresas participem da consulta pública que deve ocorrer no dia 20 de outubro, para colher sugestões de aprimoramentos das normas de comércio exterior.

“Queremos trabalhar nos próximos dois anos para que as normas sejam revistas, atualizadas e revogadas, e ouvir quem as usa. Para a Camex, vai ser bastante interessante melhorar e transformar as políticas públicas de comércio exterior. Esse será o nosso papel fundamental”, disse a secretária, na reunião do Grupo de Trabalho de Inserção Global da Amcham – São Paulo na sexta-feira (6/10). Participaram do encontro 31 executivos de grandes empresas e escritórios de advocacia.

Carvalho assumiu a secretaria da Camex em maio, um mês depois de o órgão ser reincorporado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). No último ano, a Camex se reportava ao Ministério das Relações Exteriores.

Uma das atribuições da Camex é modernizar a regulação do setor de serviços, responsável por 73% do PIB nacional. “A ideia é criar políticas públicas para a exportação de serviços”, comenta. Para isso, já foi criado um grupo na secretaria para estudar formas de facilitar a atuação do setor.

Programa + Competitividade

Lançado em 2016 pela Amcham – Brasil, o Programa + Competitividade reúne executivos das cinco mil empresas associadas para discutir e propor ações de aumento da competitividade nas empresas e economia em geral.

O programa tem dois focos: Produtividade e Maior Inserção do Brasil na Economia Global. Em Produtividade, a Amcham possui quatro Grupos de Trabalho que debatem temas específicos: Eficiência Tributária, Modernização Trabalhista, Investimentos e Inovação.

Na vertente de Inserção na Economia Global, a Amcham criou o Grupo de Trabalho de Inserção Global.

registrado em: ,