Embaixadora dos EUA faz primeira visita à Amcham e fala em reforçar parcerias comerciais

publicado 01/10/2013 16h49, última modificação 01/10/2013 16h49
São Paulo – Recém-empossada no cargo, Liliana Ayalde disse que empresas americanas querem investir no Brasil
embaixadora-foto01.jpg-4736.html

O estreitamento das parcerias comerciais entre Brasil e Estados Unidos é um aspecto importante do trabalho de Liliana Ayalde, a recém empossada Embaixadora dos EUA no Brasil. “A parceria comercial é um aspecto muito importante do meu trabalho como embaixadora, e pretendo assegurar que a parceria estratégica que temos com o Brasil cresça”.

Recepcionada por Hélio Magalhães, presidente do conselho de administração da Amcham e presidente do Citibank no Brasil, Liliane fez sua primeira visita à Amcham como representante oficial do governo dos Estados Unidos no Brasil na terça-feira (1/10), e conversou com empresários e membros do conselho de administração da Amcham.

De acordo com a embaixadora, o trabalho conjunto com entidades setoriais é uma forma de multiplicar seu trabalho. “Muito do que fazemos é aproveitar as instâncias que existem para fazer mais e promover nossa presença. Tenho visto muito interesse das médias e pequenas empresas nos EUA em ter relações com o Brasil. Através de nosso escritório comercial, fomentamos e preparamos missões comerciais, e temos agenda bastante forte nesse sentido”.

Sobre Liliana Ayalde

A embaixadora Liliana Ayalde vem ao Brasil com 30 anos de experiência no serviço diplomático, e vem para suceder Thomas Shannon, que assumiu novo posto em Washington. Ela trabalhou recentemente como subsecretária de Estado adjunta para Assuntos do Hemisfério Ocidental, com responsabilidade pela supervisão das relações bilaterais dos Estados Unidos com Cuba, América Central e Caribe.

Anteriormente, serviu como vice-administradora sênior adjunta da USAID no Bureau para a América Latina e Caribe, coordenando o importante desenvolvimento de programas de assistência no Haiti, México e Caribe. Entre 2008 e 2011 ela serviu como embaixadora dos Estados Unidos no Paraguai.

Em 1º de agosto de 2013 o Senado dos Estados Unidos confirmou a nomeação de Liliana Ayalde como Embaixadora dos EUA junto à República Federativa do Brasil.

A embaixadora iniciou sua carreira no serviço de Relações Exteriores em 1982 e começou sua carreira internacional em Daca, Bangladesh. Ela é membro Sênior do Serviço de Relações Exteriores com grau de Ministro de Carreira tendo trabalhado na Guatemala, Nicarágua, Bolívia, Colômbia e Washington, D.C. com a USAID. 

Liliana nasceu em Maryland e tem bacharelado em Artes pela Faculdade de Estudos Internacionais da Universidade Americana em Washington e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Tulane, na Louisiana. É casada e tem duas filhas. É fluente em espanhol e português e tem conhecimentos de francês.

registrado em: ,