Guia Amcham de Economia Verde e Licenciamento Ambiental no Brasil já está disponível para download

por marcel_gugoni — publicado 26/06/2012 11h33, última modificação 26/06/2012 11h33
São Paulo – Lançada durante a Rio+20, publicação mostra como as empresas podem se adaptar às leis de preservação do meio ambiente e crescer de forma sustentável.
howto195.jpg

Está disponível para download a edição especial do guia de “Economia Verde e Licenciamento Ambiental no Brasil”, lançado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio+20. A publicação mostra como as empresas podem se adaptar às leis brasileiras para preservar o meio ambiente.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

O título integra a série “How to Do Business and Invest in Brazil”, que a Amcham desenvolve há dez anos com o objetivo de facilitar a vida de investidores externos ou profissionais e executivos recém-chegados ao País. O material pode ser obtido gratuitamente por meio do site do projeto How to (www.amcham.com.br/howto).

Veja mais: Amcham lança publicação sobre economia verde durante Rio + 20

Entre os aspectos legais contemplados no guia, estão os tipos de atividades sujeitas a licenciamento ambiental, os modos de obter uma avaliação de impacto ambiental ou um estudo e relatório de impacto ambiental (EIA/Rima), quais os prazos de análise e de validade destes documentos, como funciona o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e que tipo de infrações administrativas e crimes ambientais estão previstos em lei.

Leia mais: Prêmio ECO abre inscrições para sua 30ª edição; saiba como participar

Prêmio ECO

A publicação coincide com o aniversário de 30 anos do Prêmio ECO da Amcham, que reconhece práticas de sustentabilidade de empresas no Brasil. O material retrata o contexto da economia verde e seus desafios, o papel que cabe ao empresariado para que as transformações necessárias sejam efetivamente alcançadas e os marcos do desenvolvimento sustentável no País.

Desde sua criação, o Prêmio ECO mobilizou 2.064 companhias brasileiras e multinacionais, que inscreveram 2.563 projetos, 225 deles premiados. O guia traz os vencedores dos últimos anos do evento a fim de disseminar as práticas vencedoras nesta área.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

Daniela Aiach, diretora de Eventos  e responsável pelo Prêmio ECO, representou a Amcham na Rio+20 e foi responsável pela distribuição da publicação durante o evento, destaca que há muito trabalho a ser feito e que a Amcham vem para contribuir com o debate e trazer novas idéias.

“Sabemos que todas as questões que envolvem o tema da sustentabilidade não são assuntos fáceis de resolver.Estamos vivendo dilemas complexos e as soluções são igualmente complexas. O mundo tem muito o que discutir sobre este tema”, disse ao site, após visitar a conferência da ONU. A edição do guia, segundo ela, serve para facilitar e disseminar práticas exemplares de sustentabilidade no Brasil.

Veja também: Inscreva-se no Prêmio Eco 2012

registrado em: