Lava Jato é exemplo mundial anticorrupção, diz membro da 2ª Missão de Compliance da Amcham

publicado 02/01/2018 10h09, última modificação 02/01/2018 14h10
São Paulo – Alexandre Mugnaini (Itaipu Binacional) compartilhou impressões sobre missão de networking e atualização

A operação Lava Jato da Polícia Federal é elogiada pelo mundo inteiro como exemplo de combate à corrupção e foi assunto recorrente em um painel de compliance e debates gerais sobre medidas anticorrupção na FCPA Conference, principal evento de compliance do mundo, realizado entre 28 e 29/11 em Washington D.C.

É o que revela Alexandre Mugnaini, coordenador do Programa de Compliance da Itaipu Binacional, que acompanhou as reuniões como participante da 2ª Missão de Compliance da Amcham – Brasil.

“Havia um painel específico sobre a Lava Jato na FCPA, mas a operação era lembrada em várias palestras, durante a sessão de perguntas. Era sempre de uma forma positiva, como exemplo de combate efetivo à corrupção”, comenta Mugnaini. “Os comentários não eram só sobre o combate à corrupção em si, mas também um alerta sobre punições que as empresas passaram e como muitas delas estão melhorando seus programas de compliance”, acrescenta.

Mugnaini foi um dos executivos que integraram a missão da Amcham que aconteceu entre 27 de novembro e 1º de dezembro. O grupo foi a Nova York e Washington D.C., para conhecer práticas de compliance de entidades referência no assunto, como o Banco Mundial, Departamento do Tesouro (equivalente ao Ministério da Fazenda) e ONU.

A missão era composta por 17 executivos de 16 empresas, que tinham objetivo de realizar atualização profissional e networking estratégico. Em Washington D.C., o grupo participou do FCPA. Para Mugnaini, o congresso foi o ponto alto da missão.

“O networking foi fundamental. O ambiente da missão é muito rico para trocar informações. Na empresa você lê muita coisa, mas conversar com pessoas de fora e dentro da missão, e conhecer casos práticos, permite que a gente corrija e adapte algumas percepções sobre o planejamento de compliance que queremos levar para a empresa.”

registrado em: