Missão de Empreendedorismo nos EUA ajudou a entender novas formas de expandir negócios

publicado 15/04/2015 12h07, última modificação 15/04/2015 12h07
São Paulo – De acordo com participantes, agenda contribuiu para esclarecer os processos de internacionalização, além de proporcionar interação com outras empresas
missao-foto01.jpg-8116.html

Os empresários brasileiros e também participantes da Missão de Empreendedorismo nos Estados Unidos, realizada entre 21 e 28 de março pela Amcham, puderam aprender mais sobre os processos de internacionalização de companhias, além de ampliar o networking.

A agenda contemplou reuniões com investidores, empresários, aceleradores e pesquisadores em Atlanta, Boston e Nova York. A delegação teve encontros com representantes das das brasileiras Weg, Embraco e Alpargatas e das americanas Katapult Group, Georgia Institute of Technology. Também visitou os centros de inovação da Coca-Cola e da Home Depot e se reuniu com o embaixador Hermano Telles Ribeiro, cônsul geral do Brasil em Atlanta, que abordou aspectos da economia do local para investidores brasileiros.

“Foi bacana conviver com brasileiros que têm o mesmo objetivo e poder passar uma semana vendo os desafios que existem para uma empresa se internacionalizar”, disse Maurício José Vianna e Silva, CEO da MJV, empresa de design thinking.

A companhia tem escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde atua há 17 anos, e recentemente abriu uma unidade em Londres. De acordo com Silva, a ideia agora é expandir os negócios para os Estados Unidos. “A missão contribuiu muito com os nossos planos. As visitas geraram vários insights. Queremos ir aos EUA já nesse segundo semestre”, comenta.

Priscila Machado, analista da VPC Factoring (do setor de serviços), conta que o interesse da empresa em comprar uma franquia nos Estados Unidos foi o principal motivo de sua participação. “Não conhecíamos ninguém para ajudar nessa decisão e no processo”, explica.

Por meio dos contatos que ela fez durante a missão, a companhia participará de uma feira internacional de franquias, que será realizada em junho, em Nova York. “Foi uma experiência ótima pelos contatos com as pessoas que foram junto comigo e as que conhecemos lá nos EUA. Networking é tudo”, destaca.

Além da MJV e da VPC Factoring, participaram da missão as empresas AutoDoc (São Paulo), Concept Blingadens (São Paulo), ZNA Advocacia (Rio Grande do Sul), SLF Transportes (Rio Grande do Sul), My Ticket (Rio Grande do Sul), Hermano Advogados Associados (Goiás) e Tecnoseg Tecnologia em Serviços (Goiás).

Missões da Amcham

Maior câmara americana de comércio fora dos EUA e com expertise no intercâmbio entre empresas brasileiras e americanas, a Amcham levou, nos últimos 5 anos, 310 empresários em missões comerciais com temáticas específicas para diversos setores relevantes para a economia do Brasil, além de programações tailor made.

Em 2015, a Amcham organizará ainda missões de Agronegócio (16 a 23 de maio), TI (12 a 19 de setembro) e Saúde (31 de outubro a 7 de novembro). 

registrado em: